antecipação de cheques antecipação de cheques

Entenda o que é Antecipação de Cheques e como pode ser feita

6 minutos para ler

A antecipação de cheques é uma excelente forma de garantir que o recebimento de recursos os quais seriam obtidos apenas no futuro seja realizado no presente. Muitas empresas efetuam vendas e recebem por elas utilizando esse tipo de crédito, podendo haver negociação de prazos com seus clientes.

Nesses casos, ainda que o cheque seja pós-datado, é possível obter o valor anotado no documento por meio da antecipação de recebíveis desde que seja feito por uma instituição especializada. Neste artigo, mostraremos como isso funciona e como seu negócio pode ter acesso a essa modalidade de crédito. Acompanhe!

O que é e como funciona a antecipação de cheques?

Trata-se de um tipo de operação que, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de proporcionar ao detentor de um título de crédito que tem vencimento futuro o recebimento do valor antes da data de depósito, porém mediante o pagamento de taxas de juros e demais custos incidentes sobre a operação.

Como é uma operação muito solicitada por negócios de todo tipo e porte, atualmente, diversas instituições oferecem esse tipo de serviço. Apesar de isso ser benéfico, visto que há uma pluralidade de opções, é importante ter cuidado na hora de fazer a escolha para evitar custos altos, bem como fraudes.

Essa operação funciona de forma muito simples: a empresa antecipa o valor anotado no cheque, no entanto desconta a taxa de juros e demais custos incidentes na operação, como o IOF. Nesse sentido, ela assume a responsabilidade pelo recebimento desse título no futuro.

Por que pode ser uma boa alternativa para seu negócio?

Algumas pessoas podem se perguntar sobre o porquê de contratar esse tipo de serviço. Um dos bons motivos para obter esse produto financeiro é o fato de ter em mãos valores que seriam recebidos apenas no futuro. Quando você faz uma venda e oferece a possibilidade de o cliente pagar dias depois, os custos daquela operação já foram pagos e a empresa precisa ter capital suficiente para arcar com eles.

Por outro lado, ao receber antecipadamente por essas vendas, é possível utilizar os recursos para fomentar outras negociações, aumentando a possibilidade de faturar mais. Além disso, devemos destacar os custos desse tipo de operação, que costumam ser significativamente menores que outras opções de empréstimos e financiamentos.

Além disso, também existe o fato de a antecipação de recebíveis ser um procedimento consideravelmente mais prático e rápido que os métodos tradicionais de obtenção de crédito, principalmente se fizer isso em uma instituição especializada nesse tipo de procedimento. Com a correria dos dias de hoje, os empreendedores precisam de serviços mais ágeis, que efetivamente resolvam os problemas que são gerados ao longo da atuação no mercado.

Como solicitar a antecipação de cheques?

O primeiro passo é encontrar uma boa empresa que realiza este tipo de serviço. Sobre isso, daremos algumas dicas no próximo tópico. Em seguida, é necessário realizar o cadastro e envio dos documentos, inclusive dos títulos que serão antecipados.

Powered by Rock Convert

A próxima etapa fica por conta da instituição financeira. Ela realizará todas as análises de riscos verificando se o emissor do cheque tem algum tipo de restrição ou se há qualquer outro impedimento na operação. Depois de tudo aprovado, o dinheiro será liberado na conta do cliente. Além disso, é importante conhecer um pouco mais sobre o processo de aprovação.

Com relação aos prazos, cada negócio pode exigir datas diferentes, as quais variam entre 5 e 360 dias. Além disso, também deve ser observada a taxa de juros, que também varia muito de uma instituição para a outra. De modo geral, as Fintechs têm custos menores, o que faz com que sejam alternativas mais interessantes.

Outro ponto que você precisa observar é o limite de crédito que a instituição financeira oferecerá. Em alguns casos, não é possível antecipar todo o valor de um título por causa desse critério. Por exemplo, caso seja estabelecido o valor de R$ 15 mil e o título seja de R$ 20 mil, não será possível, a princípio, obter todo o valor.

Por fim, também podem haver solicitações diferentes de acordo com cada instituição. Dessa forma, é necessário que você verifique com quais são os processos e documentos exigidos para a liberação do crédito antes de formalizar qualquer contrato.

Como escolher a empresa certa para esse tipo de opção?

Agora que você já sabe mais sobre a antecipação de cheques, vamos mostrar como escolher a empresa certa para executar esse tipo de operação. Esse passo é imprescindível para obter todos os benefícios dessa modalidade de crédito e não ter dores de cabeça no futuro.

Em primeiro lugar, verifique se a instituição possibilita a realização de todo o procedimento de forma digital. Hoje em dia, as Fintechs oferecem essa opção, o que facilita muito a vida dos empreendedores, já que não precisam ir até a agência bancária e aguardar o atendimento. Dessa forma, se o crédito não for aprovado, evita-se o gasto de tempo na espera, além de não precisar ir e voltar por conta de documentos faltantes.

Em seguida, analise se a organização tem bons canais de comunicação, especialmente WhatsApp e chat on-line para facilitar o acesso a informações sobre sua solicitação. Outro ponto importante a ser observado é o tempo de mercado. Esse fator transmite segurança e evita que você caia em um golpe.

Por fim, é essencial checar os custos cobrados pela empresa financeira, visto que pode haver diferenças significativas de uma para outra. O recomendado é buscar por aquela que ofereça as melhores taxas. Entretanto, não é interessante fazer a escolha apenas pelo valor cobrado. É importante que você saiba unir cada um dos elementos mencionados e tome a decisão com base no todo para não ser atraído por promessas absurdas de juros baixíssimos.

Como você pôde perceber, a antecipação de cheques é uma excelente alternativa para quem deseja receber mais rapidamente por vendas realizadas a prazo, o que é muito relevante para a realização de receitas futuras com baixo custo de taxas e juros.

Gostou deste artigo? Quer ficar pode dentro de todas as novidades de nosso blog? Então, assine nossa newsletter para não perder nenhum novo conteúdo que postarmos a partir de hoje.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário