É seguro utilizar assinatura digital?

Você já ouviu falar em um desses termos? Muito presentes no cotidiano de pessoas que utilizam de um trabalho mais burocrático, a assinatura digital ou eletrônica veio para facilitar a vida não só de gestores e pessoas jurídicas, como também de pessoas físicas.

Essa tecnologia além de segura, é a forma mais prática utilizada hoje em dia, ela ajuda e agiliza os trâmites representativos, substituindo assim o papel e caneta por uma chave digital de acesso, transportando e assegurando sua assinatura oficial para outro lugar, no qual o assinante não poderia estar presente.

Assinatura digital X Assinatura eletrônica: saiba as diferenças.

Embora tratadas como sinônimos por leigos, a assinatura digital e a eletrônica apresentam algumas diferenças em suas funções.

Pois aqui vão algumas características para você conseguir distinguir uma assinatura eletrônica de uma assinatura digital. E o mais importante da transformação digital é entender como funcionam essas tecnologias para aprender diferenciá-las.

O que é assinatura eletrônica?

Para que possamos saber as principais diferenças entre as tecnologias é importante ressaltar que a assinatura digital é uma espécie já de natureza eletrônica. Porém, essa é uma declaração ampla, que envolve vários tipos de operações, pois inúmeros mecanismos usam meios eletrônicos como forma de entrada. Exemplos que podem ser apresentados são as assinaturas mediante senha, aquelas que você utiliza para consignar movimentações bancárias, e até a assinatura digital.

Portanto, nem toda assinatura eletrônica é digital, mas toda assinatura digital é eletrônica. Independendo o formato de acesso, seja ele com a digitação de um código de segurança ou a utilização de um certificado digital para efetuar operações, a validação eletrônica assegura mais proteção aos processos, praticidade e economia de gastos com materiais voltados aos trâmites burocráticos.

E a assinatura digital?

Como já dito, a assinatura digital é uma esfera de caráter eletrônico, resultado de uma operação matemática de criptografia assimétrica, que autoriza com proteção, a proveniência e a lisura do documento.

A utilização da assinatura digital corresponde a prova inegável de que uma mensagem recebida pelo destinatário realmente foi originada no emissor.

O que é criptografia assimétrica?

A tecnologia de criptografia mistura e inverte os dados de modo que eles fiquem completamente irreconhecíveis para as pessoas que não são autorizadas a acessar o conteúdo. Ademais, ele pode ser visualizado em sua integridade somente por quem se apresentar autorizado.

Assinatura digital ou assinatura digitalizada?

Contudo, essa tecnologia não pode ser levada ao “pé da letra”, pois a assinatura digital não se limita em apenas substituir uma assinatura caligrafada. A assinatura digitalizada é apenas a representação de uma assinatura autografa, elaborada por um mecanismo tipo scanner. Ela não visa a originalidade e segurança do documento eletrônico, pois não existe uma associação aparente entre o autor e a grafia digitalizada, uma vez que ela pode ser facilmente plagiada e integrada a outro documento.

Algumas características da assinatura digital são:

  • Exclusividade para cada documento, mesmo que seja o mesmo signatário;

  • Segurança, pois comprova a autoria do documento eletrônico;

  • Dinâmica, pois possibilita a verificação da integridade do documento, sendo assim, sempre que houver qualquer tipo de distinção, será perceptível para o destinatário;

Essas tecnologias são asseguradas por lei?

A legislação brasileira contemplou essas novas tecnologias, inclusive a assinatura digital por meio de uma medida provisória de 2001 (Medida Provisória 2.200-2). Essa medida se mantém pública e disponível para leitura, de acordo com o art. 131 da Lei 3.071, de 1º de janeiro de 1916 – Código Civil.

E como faço para começar a utilizar esse mecanismo?

Não é algo difícil adquirir uma tecnologia desse tipo, pois as assinaturas eletrônicas vieram para facilitar, não seria coerente dificultar o processo para a sua aquisição. Portanto, aí vão algumas dicas para obter seu mecanismo de assinatura digital:

  • Primeiramente, você precisará de um certificado digital assinado, por uma instituição certificadora, pois será ela quem irá legitimar sua assinatura e tornar visível e seguro seus dados digitais.

  • Esse certificado apresenta validade de vida útil e conta com alguns dos documentos para poder ser elaborado.

  • Em sua assinatura digital irão constar alguns de seus dados como: endereço eletrônico, chave pública do titular, número de série, entre outros. Esses dados serão extremamente importantes para evitar fraudes e falsificações.

  • Logo após procurar de forma física uma certificadora digital e apresentar-se como cidadão físico, sua aprovação dependerá da certificadora e dentro de alguns dias você já possuirá seu espaço e chave digital.

Ainda restam dúvidas sobre essa tecnologia?

Se você ainda está com dúvidas sobre os benefícios da assinatura eletrônica e digital, trouxemos alguns fatores que irão fazer você mudar de ideia:

  • Essas tecnologias reduzem os gastos de maneira significativa, pois elas podem substituir os materiais físicos de escritório e além do mais preservam e ajudam no espaço físico da empresa, pois não será mais necessário arquivar papéis assinados dentro de arquivos empoeirados.

  • Com a diminuição em materiais, a matéria prima responsável por esse trabalho: o papel, também será diminuído, acarretando assim um grande salto na preservação do nosso ambiente. O consumo de papel mundial, hoje em dia é exorbitante, qualquer diminuição no uso desse material que seja se tornaria um número considerável em longo prazo.

  • Sua empresa ou seu próprio documento terá facilidade em procurar/ser encontrado, pois os dados podem ser colocados em “nuvem”, isso resume que 80% dos seus dados serão otimizados e ficarão mais simples a consulta, assim você (cliente) também não esperará muito tempo para ser encontrado “sistematicamente”.

  • Alguns contratos que poderiam ser fechados e assinados rapidamente sofriam o prazo de até 5 dias para a resolução, entretanto, as tecnologias de assinatura eletrônica vieram para contemplar essas carências e assinam documentos importantes em até 24 horas, resultado esse inimaginável anteriormente ao uso da tecnologia. Assim, essa tecnologia contribui totalmente para o sucesso efetivo da empresa.

Considerações Finais

Se anteriormente os termos como assinatura digital e assinatura eletrônica eram incógnitos para você, agora já poderá dialogar sobre e até utilizar em suas necessidades.

Viu como é prático adquirir e utilizar uma assinatura digital e todos os resultados que ela proporciona? Agora você já pode compactuar com essa nova tecnologia e até quem sabe compartilhar com os amigos que estão precisando de uma aulinha.

Deixe uma resposta