Como diminuir os gastos na minha empresa?

Após aprender sobre Marketing, negociações de dívidas e como sair do negativo da empresa, devemos agora analisar como diminuir os gastos da empresa, que é uma das atitudes essenciais para aquele que deseja alavancar o lucro da firma de forma exponencial.
O principal motivo de abordarmos esse tema, é devido ao fato de que, de nada adianta melhorarmos os saldos positivos de nosso caixa, se os custos aumentam paralelamente ou até mais rápido. Nosso fluxo do caixa não deve estar equilibrado apenas, deve estar com o fluxo de entrada maior que o de saída, impedindo assim, que os saldos negativos cheguem a estourar, no momento de crise.
Por isso, será muito importante para sua empresa conhecer alguns dos vários exemplos, de como reduzir os gastos de sua empresa e como aplicar esses conselhos em seu dia a dia nos negócios.

Você sabe a diferença de despesas e custos?

A diferença entre os dois termos é que as despesas correspondem aos gastos necessários. São os gastos que a firma presa executar para continuar funcionando, ou seja, para sanar as contas da administração, do marketing e setores em geral.
Por outro lado, os custos são referentes ao que você gasta para sanar uma dívida, com o seu produto final. É aquilo que você tem como matéria prima e gasta a mesma para pagar alguma conta ou troca ou quaisquer sistemas financeiros de compra e venda. Essa matéria prima pode ser a sua mão de obra, sua energia elétrica, sua luz, sua mercadoria, entre outros…

Algumas dicas de como reduzir os custos na sua empresa:

Agora que você aprendeu a diferença entre custos e despesas, você poderá se conscientizar do que você poderá, ou não, abrir mão ou deixar de investir, dentro de sua firma, para que o percentual de gastos diminua.
Quando terminarmos esse material, indicamos que você estude e calcule com cuidado cada gasto apresentado e como ele atua em sua empresa. Veja se é viável deixar de investir em todos, ou somente em alguns. O importante, é que você esteja ciente de suas prioridades e como você gostaria que sua empresa aumentasse, exponencialmente, a sua renda.

Preste a atenção nos gastos de Internet e Telefone

Todo empreendedor de ter ciência de que Telefones e internet são ferramentas essenciais para o total funcionamento de uma empresa. Poucas empresas, hoje, conseguem viver ou movimentar informações sem esses dois meios de comunicação, que atua não somente em quesito de vendas, mas assistências em geral e intercomunicação de empresa para empresa, setores e clientes. Mas, então, como poderíamos reduzir os gastos destinados à essa ferramenta tão importante? Bom, em primeiro lugar, é necessário que você avalie a necessidade de sua empresa. Para quê é utilizado o telefone ou a internet? As ligações são locais ou interurbanas?
Tendo isso respondido, aconselhamos que você contrate serviços especializados ao tipo de ligação que sua empresa irá utilizar. Há, hoje, inúmeros serviços disponíveis, que são especializados a programas de empresa e, consequentemente, são também mais baratos que usualmente.
Esses gastos fixos podem demorar um pouco, dependendo de sua localização, ou empresa contratada, para ser executado. Enquanto isso, aconselhamos que haja de uma forma mais rápida evitando alguns meios de uso. Por exemplo, a internet é um meio de comunicação que não necessita de contratação de interurbano para falar com a outra empresa. Implante o sistema d Skype, WhatsApp ou Messenger para se comunicar com clientes, ficará mais fácil e mais barato, pois diminuirá os custos do telefone.

Atente-se às contas de energia e água!

Não somente em ambientes comerciais, como também em residências, sabemos, as contas de energia e água representam um significativo custo mensal no dia a dia. Para diminuir tais custos, você deve tomar algumas atitudes mínimas que farão, não só a sua empresa, mas ao ambiente, bem para você.
Para começar, aconselhamos que você substitua todas as suas lâmpadas. Caso elas sejam incandescentes, opte para a escolha de lâmpadas mais sustentáveis e econômicas, como LED ou lâmpadas fluorescentes. Gastos de energias também podem ser suplantados através do desligamento de aparelhos e máquinas não utilizadas. Por isso, imponha um sistema de: Acabou de usar o aparelho, desligue-o (caso o mesmo seja usado esporadicamente) e evite deixar aparelhos e Stand-bye.

O que fazer com seu estoque?

Concordamos que ter um estoque pronto para quaisquer problemas, é sempre uma boa escolha. Porém, devemos também concordar que ter um estoque extenso, são trará nenhum lucro a sua empresa. Um estoque com quantidades exorbitantes de produtos, podem trazer prejuízos, devido a possibilidade de superprodução e também de os produtos, devido ao tempo, acabarem estragando.
Nosso conselho é que você deixe pouco produtos no estoque, para fazer reposições ou possíveis ofertas e ter uma equipe especializada em rotatividade e necessidades públicas. Isso, fará com que você esteja preparado para quaisquer situações e também antenado com a necessidades de seus clientes. Conforme a venda for correspondente ao mercado, mal será necessário estoque para armazenar e mais dinheiro entrará no caixa da empresa.

Utilize conscientemente os papeis e impressões em sua empresa

De fato, o uso de papel e impressões nas empresas, estão cada vez menores. Porém mesmo com o avanço da tecnologia, dando Drives e Nuvens como meios de guardar documentos ainda sim é necessário utilizar uma boa quantidade de folhas.
Por isso, nosso conselho é que sejam utilizadas de forma mais reduzida. Indique que seus funcionários utilizem os dois lados das folhas para impressão. Além disso, aconselhe que os mesmos sempre guardem as folhas utilizadas (caso sobrar um lado livre), como rascunho.
Como comentamos acima, há hoje inúmeros meios digitais de guardar documentos. Instrua seus funcionários a utilizarem papeis a não ser que seja de extrema necessidade. Com o tempo você poderá notar que essas pequenas ações geraram enormes resultados para sua empresa, garantindo um menor custo ou menor fluxo de saídas de sua caixa.
Espero que tenhamos ajudado você a conquistar e se conscientizar de algumas atitudes a serem tomadas, para o melhor desenvolvimento de sua empresa. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Ficamos por aqui e até mais!

Deixe uma resposta