Concessão de crédito sem intermediação de bancos é possível?

6 minutos para ler

A maioria das pessoas sabe que a concessão de crédito é um processo que demanda uma série de comprovações e, principalmente, a participação e intermediação de um banco. Entretanto, isso vem mudando muito com o passar dos anos.

Atualmente, existem instituições que fornecem esse tipo de produto financeiro para as empresas sem que exista a necessidade da participação de um banco. Neste artigo, vamos tirar as dúvidas sobre o assunto.

Nele, mostraremos como funciona o processo de concessão de crédito sem a participação de uma instituição bancária e como sua empresa pode se beneficiar com isso. Acompanhe!

O processo de concessão de crédito para as empresas

No Brasil, a concessão de crédito é vista com maus olhos por muitos empresários. Afinal, alguns bancos podem cobrar taxas extremamente abusivas de seus clientes e, na imensa maioria dos casos, os procedimentos expõem muito as finanças das empresas, e colocam em risco a sua lucratividade.

Como se isso já não fosse suficiente, o processo é todo muito burocrático e demorado. A empresa que precisa de crédito deve apresentar uma série de documentos e, caso algum esteja com o mínimo de desconformidade, ela ainda corre o risco de perder a oportunidade de levantar os valores.

Algumas instituições bancárias até oferecem opções de créditos automáticos. Entretanto, os juros cobrados nesse tipo de operação são consideravelmente altos e prejudicam mais do que beneficiam uma empresa. Nesse contexto, surgiram negócios que preencheram a lacuna deixada pelas instituições bancárias.

Surgimento das fintechs

Eles oferecem a oportunidade de conceder crédito de forma simples, sem tantas burocracias e, principalmente, com juros bastante reduzidos. Isso porque essas instituições, também conhecidas como fintechs de crédito, utilizam recebíveis da sua própria empresa como garantia em empréstimos.

Funciona, basicamente, da seguinte forma: sua empresa tem um crédito a receber, que pode ser oriundo de vendas a prazo, clientes devedores, cheques a vencer, entre outros. Assim, você reúne esses documentos e cede para a fintech a responsabilidade pela sua cobrança e recebimento.

Em seguida, ela fornece para você o valor descrito nos documentos, deduzindo uma taxa de juros e demais custos — que, como você já deve imaginar, são consideravelmente menores que os bancos tradicionais. Assim, sua empresa tem acesso imediato a recursos que entrariam apenas futuramente.

Esse processo é o que chamamos de antecipação de recebíveis e ele vem mudando de forma consistente a forma de as empresas solicitarem crédito.

As mudanças trazidas por esse processo

Como mencionamos, existe uma série de mudanças que esse novo processo de concessão de crédito proporciona. Entre elas, podemos mencionar as seguintes!

Menos burocracia

Um dos principais benefícios e mudanças que podem ser percebidos é a redução de burocracia. Como esse tipo de crédito utiliza documentos recebíveis, as garantias são muito mais tangíveis e não é necessário comprovar tantos pontos como as instituições tradicionais exigem.

Obviamente, existem algumas exigências. Porém, esse volume é bem menor do que nas transações comuns. É interessante que você busque por uma empresa que realize todo ou parte do procedimento por meio da internet, evitando ter que ir ao banco para solucionar as questões.

Custos menores

Os custos desse tipo de operação são muito mais baixos. Afinal, as empresas que fornecem esse crédito, geralmente, fazem toda a operação em ambiente virtual. Logo, elas não necessitam de grandes estruturas físicas para receber seus clientes. Consequentemente, o próprio custo dessas empesas acaba sendo muito reduzido.

O resultado disso é simples de ser observado. O preço pago por esse tipo de crédito é menor do que os que são oferecidos pelos bancos e demais instituições financeiras tradicionais.

Redução da taxa de juros

Além de ter custos menores, os créditos dessas empresas também têm taxas de juros reduzidas. Um dos motivos é o fato de dispensarem grandes estruturas para suas agências. Além disso, existe a questão de ter um título exigível vinculado ao crédito. Isso garante mais segurança para a instituição que fornecerá o valor e, consequentemente, juros menores para o tomador do empréstimo.

As taxas de juros de empréstimos no Brasil são consideravelmente altas. Por isso, é fundamental que você busque produtos financeiros que tenham percentuais reduzidos e evitem prejudicar em muito o seu negócio, como é o caso das antecipações de recebíveis que demonstramos neste artigo.

Rapidez na liberação do crédito

Como a burocracia é reduzida e existe muita segurança na concessão desse tipo de crédito, a liberação dos valores também acaba sendo mais rápida, nesses casos. Assim, a sua empresa pode ter acesso aos recursos financeiros de forma descomplicada, sem ter que sair da empresa para ir até o banco várias vezes até ter o seu crédito liberado.

Mais tranquilidade e segurança financeira

Por fim, uma mudança que pode ser percebida é o aumento da tranquilidade dos gestores, que acabam tendo mais facilidade de obter crédito para adotar diversas funções, bem como segurança financeira para manter sua empresa sempre com o máximo de sua operacionalização.

O acesso das empresas a esse tipo de crédito

Agora, você deve estar se perguntando como ter acesso a esse tipo de crédito. A resposta é bem simples: procurando uma instituição especializada no assunto, ou seja, uma fintech de crédito. Essas organizações têm por objetivo fornecer soluções financeiras de baixo custo e de extrema eficiência para o gestor.

Para tanto, é fundamental que você busque uma fintech que tenha algumas características básicas, que ofereça bons limites de crédito e que responda quanto à aprovação da sua solicitação rapidamente — de preferência, em alguns minutos. Além disso, que envie seu dinheiro no mesmo dia e possibilite toda a transmissão de documentos por meio da internet.

Podemos concluir que a concessão de crédito por meio de fintechs é uma excelente alternativa para levantar recursos financeiros rapidamente. Entretanto, você precisa escolher uma instituição que ofereça todas as características que mencionamos anteriormente, como a Size, uma empresa especializada em levar o acesso ao crédito ao pequeno empresário.

Quer saber mais como esse procedimento funciona? Então, entre em contato conosco. Assim, resolveremos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário