conta digital pra empresa conta digital pra empresa

Vale a pena abrir uma Conta Digital para sua empresa?

6 minutos para ler

Você conhece a conta digital para empresas? Esse formato surgiu há pouco tempo e conquistou muitos brasileiros. Não demorou muito para que essa novidade também atingisse os negócios brasileiros. Atualmente, as empresas podem abandonar quase totalmente os bancos tradicionais e executar suas transações totalmente nesse tipo de conta.

As vantagens delas são muitas e estão relacionadas, principalmente, à facilidade na abertura, flexibilidade e possibilidade de realização de transações em qualquer lugar do mundo, utilizando apenas um computador com acesso à internet.

Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a conta digital e quais são os principais benefícios que ela pode proporcionar. Acompanhe!

O que é uma conta digital para empresas?

A conta digital para empresas é um tipo de serviço fornecido por uma instituição financeira, que aloca recursos de terceiros e oferece serviços de pagamento, aplicações, empréstimos e outros serviços necessários para atender a todas as demandas financeiras de um empreendimento.

Para que um banco possa ser digital, é necessário oferecer muito mais do que simples meios eletrônicos de atendimento. Existe uma série de outros fatores que definem um banco digital. Para tanto, é necessário dispensar totalmente a presença do cliente em uma agência para realização de qualquer tipo de transação.

Tudo é gerenciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que é o órgão regulamentador de todas as instituições bancárias do nosso país. Sendo assim, como você pode perceber, a conta digital para empresas é algo totalmente regulamentado e que proporciona o mesmo grau de segurança e serviços de um banco tradicional.

Quais são os benefícios de uma conta digital?

Agora que você já entendeu o que é uma conta digital, bem como, a sua forma de consolidação e regulamentação, mostraremos quais são as principais vantagens que ter uma dessas pode proporcionar para a sua empresa. Acompanhe!

Redução de custos

O primeiro benefício é a redução de custos. Uma conta digital, geralmente, é muito mais barata de se manter do que uma aberta pelos bancos tradicionais. Afinal, as instituições que fornecem esse tipo de serviço não precisam manter estruturas milionárias com grandes equipes de pessoal, tampouco, diversas sedes físicas para atender seus clientes.

Elas também dispensam caixas eletrônicos, o que gera um custo de operação consideravelmente mais baixo que os bancos tradicionais. A consequência dessa redução impacta diretamente no preço que é cobrado dos clientes. Com custos mais baixos, a manutenção da conta é consideravelmente mais barata.

Facilidade na abertura de conta

Outro ponto que merece destaque é a facilidade na abertura da conta. Algumas empresas, inclusive, oferecem a possibilidade de fazer a abertura diretamente do site ou do aplicativo da instituição bancária.

Além disso, você não precisa aguardar alguns dias úteis para que sua conta seja efetivamente aberta. Assim que o seu cadastro for finalizado, já é possível realizar transações que não dependem de cartão. Afinal, ele precisa ser confeccionado e enviado para o endereço da sede da empresa.

A mesma facilidade e flexibilidade que você tem para fazer a abertura de conta também existe no fechamento dela. Caso você veja a necessidade de encerrá-la, basta seguir os passos discriminados no mesmo local onde a conta foi aberta e, assim, poderá realizar o cancelamento.

Geralmente, ambos os processos não têm custos para o correntista, a menos que você já tenha utilizado alguns serviços cobrados pela instituição bancária, no caso de fechamento da conta corrente digital.

Praticidade para realizar transações

Outro ponto que merece destaque é a praticidade para realizar as transações. Pagamentos, transferências, investimentos e demais procedimentos podem ser realizados por meio de um computador ou, até mesmo, aplicativo da instituição bancária.

Com isso, você tem um ganho de tempo muito grande, evitando filas de bancos e prazos que essas empresas tradicionais, geralmente, exigem.

Análise de crédito automatizada

A criação do Score de Crédito e do Cadastro Positivo facilitou em muito a análise de riscos que as instituições financeiras e bancárias fazem antes de fornecer crédito para pessoas físicas. Esses benefícios também acabaram se estendendo às empresas.

Ao utilizar uma conta digital, seu negócio poderá ter sua análise de crédito adiantada. Isso possibilita mais velocidade e praticidade na hora de contratar um empréstimo ou financiamento com o banco digital que você tem conta.

Segurança nos dados e transações

Algumas pessoas, principalmente as que não têm muito domínio da tecnologia, acabam tendo certo receio em abrir uma conta digital e fazer suas movimentações por meio dela. Muitos preferem utilizar os modelos tradicionais, que necessitam de atendimentos presenciais e que demoram horas para serem realizados.

Optam, até mesmo, pela utilização de caixas eletrônicos que, geralmente, são limitados para executar determinados tipos de transação. Entretanto, quem pensa que a utilização de uma conta digital para empresas não é segura está totalmente enganado.

Primeiramente, você deve se lembrar que o banco que oferece esse tipo de serviço deve ser regulamentado pela Febraban, assim como todas as outras instituições tradicionais que você, certamente, deve conhecer.

Sendo assim, os bancos que oferecem conta digital têm o mesmo grau de segurança de dados e transações que os tradicionais. Algumas instituições, inclusive, podem ser até mais seguras que esses bancos físicos.

Isso porque, como eles estão muito ligados com a tecnologia, tendem a desenvolver várias estratégias que garantem ainda mais segurança nas transações e dados dos seus clientes.

Além disso, a conta digital é importante para outras alternativas que vão além da possibilidade de execução de transações digitais. Alguns bancos oferecem serviços financeiros de crédito e opções para que você possa gerenciar melhor suas finanças, bem como diversas opções de investimentos.

Assim, se você quer ter praticidade, segurança e sistemas de última geração, a conta digital para empresas, sem dúvidas, é a melhor opção. Apesar de ser benéfica, ainda é necessário saber escolher em qual banco você poderá abrir sua conta. Afinal, podem existir diferenças substanciais de uma empresa para a outra.

Se você quiser saber um pouco mais sobre esse tipo de conta e todos os benefícios que ela pode proporcionar, convidamos a entrar em contato conosco. Nossos especialistas estão prontos para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário