contabilidade nas micro e pequenas empresas contabilidade nas micro e pequenas empresas

Contabilidade nas Micro e Pequenas Empresas: por que é tão importante?

6 minutos para ler

A contabilidade nas micro e pequenas empresas é uma ferramenta imprescindível para que esses empreendimentos possam se manter devidamente organizados e cumprindo todas as suas determinações legais. Além disso, ela é uma ferramenta de gestão capaz de elevar um negócio a um alto nível de administração e gerenciamento, possibilitando o seu crescimento.

Apesar disso, alguns empresários não dão a devida atenção à contabilidade de seus empreendimentos, considerando-a apenas como um mau necessário ou um simples agente do governo responsável por coletar seus impostos. Assim, acabam não utilizando todo o potencial que esse serviço pode oferecer.

Neste artigo, mostraremos alguns bons motivos para você começar a observar a sua contabilidade de forma diferente. Confira!

Melhor controle financeiro

Um dos benefícios que tornam a contabilidade um serviço tão importante para um negócio é a melhoria do controle financeiro. Como o setor terá acesso a todos os pagamentos, recebimentos e previsão de receitas, fornecerá os dados necessários para que você possa gerenciar a área financeira do seu negócio.

Com essas informações, será possível controlar o seu fluxo de caixa e alimentar o seu próprio sistema de controle e gestão para elaborar provisionamentos e planejar ações futuras para a sua empresa.

Decisões mais certeiras

Por falar em tomada de decisões, essa é uma das características e funções mais importantes da contabilidade. Ou seja, ela ajudará você a decidir de forma mais certeira e evitar erros simples, que podem prejudicar toda a gestão do seu empreendimento.

A contabilidade em micro e pequenas empresas faz isso fornecendo embasamento de números e análises feitas pelos profissionais da área. Assim, é possível aumentar o grau de acerto em suas decisões, evitando erros simples, que poderiam ter sido evitados se houvesse base em dados e informações sólidas e precisas.

Planejamento eficiente

O planejamento é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Por meio dele, os gestores traçam o caminho que deverá ser seguido ao longo dos meses e anos. Um dos principais é o planejamento tributário.

Nesse elemento, constarão todas as informações fiscais a serem exploradas pela empresa, bem como o regime de tributação selecionado e as demais obrigações que precisam ser cumpridas.

Além disso, existem outras modalidades de planejamento que o gestor precisa fazer e que necessitará, exclusivamente, de um bom serviço de contabilidade. Entre eles, o planejamento gerencial, financeiro, de custos e de investimentos.

Sem as informações preciosas geradas pelo departamento de contabilidade, será praticamente impossível ter essas informações consolidadas e de forma correta.

Foco no negócio

Outro ponto que merece destaque é o fato de a contabilidade possibilitar ao gestor a chance de focar totalmente seu negócio, tendo a tranquilidade de saber que todos os serviços necessários para manter a sua contabilidade em dia estão sendo devidamente executados.

Powered by Rock Convert

Assim, ele poderá dedicar o seu tempo e atenção totalmente nas questões que, de fato, são importantes para o seu negócio, tais como gestão de fornecedores, relacionamento com clientes, vendas, organização da sua estrutura, entre outras tantas atribuições que um empresário tem no seu dia a dia de trabalho.

Nesse contexto, ele terá sua mente livre para cuidar de todas essas questões sem ter que se preocupar se a legislação fiscal mudou ou se vai sofrer alguma alteração ou qualquer outra questão contábil.

A contabilidade tomará conta de tudo isso e orientará sobre como deve agir para que sua empresa esteja sempre devidamente legalizada e cumprindo com todas as exigências.

Documentação organizada

A sua contabilidade também poderá auxiliar quanto à organização de documentos. Isso pode ser feito separando os papéis, ordenando-os de forma estabelecida pela sua prestadora de serviços. Também, determinando formas de armazenamento alternativas, utilizando os servidores disponíveis na nuvem.

Essa é uma das formas mais seguras, simples e eficientes de armazenar seus documentos. Além de possibilitar um acesso mais fácil, guardar documentos na nuvem dispensa a necessidade de espaços físicos para organizar pastas e caixas de arquivos.

Cumprimento de obrigações fiscais e trabalhistas

Por fim, a contabilidade também será a responsável por cumprir com todas as obrigações fiscais e trabalhistas do seu negócio. A legislação que regulamenta essas questões, além de ser extremamente ampla e complexa, muda com uma frequência assustadora.

Sendo assim, o seu contador auxiliará no cumprimento de todas as obrigações que são exigidas por essas leis, evitando que você sofra com autuações, bloqueios e multas advindas de algum órgão de tributação ou de fiscalização trabalhista.

Dessa forma, será mais fácil realizar o compliance em sua empresa, ou seja, ela estará totalmente adequada à legislação e cumprindo com todas as exigências determinadas.

A contabilidade nas micro e pequenas empresas é feita com base nos documentos que são enviados ao contador periodicamente. Assim, os profissionais realizam a escrituração de todos os fatos e atos ocorridos no negócio. Para isso, utilizam sistemas avançados, que podem funcionar de forma integrada com os da sua empresa.

Em seguida, são apurados os tributos a serem pagos naquele mês, bem como a preparação para o cumprimento das obrigações acessórias. Por fim, com todos os dados devidamente escriturados, o contador tem em suas mãos todos os relatórios, análises e demais ferramentas para que os gestores da empresa possam analisar sua situação financeira, patrimonial e contábil e, assim, tomar decisões gerenciais.

Além disso, a contabilidade nas micro e pequenas empresas pode ter caráter consultivo. Nesse caso, o seu contador pode ser um agente para solucionar dúvidas e questionamentos sobre legislação fiscal, trabalhista e outros pontos importantes sobre o seu negócio.

Como você pôde perceber, a contabilidade nas micro e pequenas empresas é uma ferramenta de gestão primordial para que ela tenha sucesso. Portanto, não pode ser negligenciada ou deixada de lado, como se fosse uma mera obrigação para o negócio.

Gostou destas informações? Quer continuar aprendendo sobre outros assuntos importantes para o seu negócio? Então, confira outro post que preparamos para você. Nele, mostraremos como uma Fintech pode ajudar no seu controle financeiro.

Posts relacionados

Deixe um comentário