Controle de contas a pagar: saiba como uma fintech pode te ajudar

6 minutos para ler

Ter um bom controle de contas a pagar pode ser determinante para o sucesso de uma empresa. O descontrole pode gerar prejuízos financeiros exorbitantes com o pagamento de juros e multas decorrentes de atrasos. Pior que isso, prejudicar a credibilidade da empresa frente ao mercado.

Entretanto, em um cenário de dificuldades financeiras, algumas empresas podem não conseguir honrar com todos os seus pagamentos na data de vencimento. Porém, nos dias atuais, existem parceiros que auxiliam os empresários nesses momentos de crise.

Neste artigo, mostraremos um pouco mais sobre as fintechs e como elas podem ajudar você a manter as contas do negócio em dia. Acompanhe!

Qual a função do controle de contas a pagar na empresa?

Contas a pagar são, basicamente, as despesas e custos que foram gerados em sua empresa graças à sua operação. Geralmente, esses gastos, assim que ocorrem, são cadastrados em um sistema específico para essa finalidade, gerando, assim, uma espécie de controle. Ou seja, o controle de contas a pagar.

Ele existirá sempre que um gasto for auferido, entretanto, a maior incidência desse tipo de gerenciamento é sobre as despesas e custos que ocorreram em uma data específica, mas com vencimento previsto para uma data futura.

A falta de controle de contas a pagar, na imensa maioria das vezes, acarreta na má gestão desses elementos. Isso abre a possibilidade de seu vencimento ocorrer sem que os gestores possam tomar uma atitude quanto ao seu pagamento.

Quando uma conta vence, os prejuízos vão muito além dos juros e multas. A imagem da sua empresa frente ao mercado começa a ser depreciada e você pode ter dificuldades para conseguir créditos com fornecedores ou prestadores de serviços essenciais para a operação do empreendimento.

Além disso, quando você não efetua o pagamento dos seus tributos em dia, além das altíssimas multas, pode sofrer outras penalidades, como o bloqueio de certidões negativas e, até mesmo, o impedimento de contratar com o poder público.

Como evitar o vencimento de contas?

Agora que você entendeu o que é o controle de contas a pagar, vamos apresentar um guia prático para que você possa evitar que as despesas e custos da sua empresa acabem vencendo e gerando todos os prejuízos que mencionamos.

Realize um bom controle de contas a receber

Um dos primeiros passos para evitar que suas contas vençam sem pagamento é saber quando você receberá dos seus clientes. A forma mais eficiente para ter esse tipo de informação é realizar um bom controle de contas a receber.

O controle de contas a receber auxiliará também na negociação com seus fornecedores ou credores. Ao saber quando as receitas entrarão no caixa da empresa, será mais fácil definir a data de vencimento das suas despesas, bem como das compras futuras.

Powered by Rock Convert

Essa ferramenta, portanto, é um complemento do controle de contas a pagar. Ambas precisam caminhar de mãos dadas para que possam proporcionar resultados positivos para sua empresa e evitar o vencimento dos compromissos sem seus respectivos pagamentos.

Conte com a ajuda da tecnologia

Quando se fala em controles, muitas pessoas ainda acreditam que precisarão ficar horas na frente de um computador digitando dados em planilhas que, na maioria dos casos, não auxiliam em nada esse tipo gestão.

Graças à tecnologia, atualmente, existem ferramentas de gestão capazes de fazer todo esse trabalho de forma mais rápida e automatizada. Muitas, inclusive, oferecem a possibilidade de integração com outras plataformas, o que agiliza o trabalho e o torna mais simples de ser executado.

Evite pagar contas pessoais com o dinheiro da empresa

Outro ponto que merece a sua atenção é a separação das contas da empresa com as pessoais. Muitos empresários acabam fazendo do caixa do negócio a extensão de suas carteiras. Consequentemente, pagam suas despesas individuais ou residenciais com esses recursos.

Essa é uma prática extremamente condenada sob a ótica da correta gestão da empresa e, até mesmo, da lei. É necessário fazer essa separação e evitar que isso ocorra, pois as pessoas que misturam suas contas pessoais com as da empresa correm sérios riscos de bagunçar totalmente as análises financeiras que precisam ser feitas para tomar decisões importantes e impactantes.

Conte com a ajuda de uma fintech

Por mais que você tome todas as iniciativas que mencionamos neste artigo, existem situações e momentos em que estará diante de um emaranhado de contas a pagar e não terá os recursos necessários para efetuar o pagamento delas.

Quando isso ocorrer, ainda não é motivo para se desesperar. Atualmente, existe um segmento de mercado chamado de fintech. São empresas que têm por objetivo oferecer serviços financeiros de forma mais facilitada e livre de burocracias.

Dentro do rol de trabalho das fintechs existe um segmento muito interessante, que pode proporcionar inúmeros benefícios financeiros para seu negócio, especialmente, em momentos em que o dinheiro está apertado. Estamos tratando da antecipação de recebíveis.

Funciona, basicamente, da seguinte forma: suponhamos que você tenha vários títulos de crédito vencendo nos próximos dias, por exemplo, 90 dias. Assim, a fintech troca esses seus documentos recebíveis por dinheiro — descontando uma pequena taxa de juros —, ficando responsável pelo recebimento desses clientes.

Assim, você terá em mãos um valor que só receberia três meses depois, correndo o risco de ter que cobrar essas pessoas, caso elas não efetuassem o pagamento no dia do vencimento. Essa ferramenta pode ser utilizada todas as vezes em que for necessário levantar recursos financeiros para pagar contas que estão a vencer e não serão possíveis de ser pagas com o dinheiro que foi arrecadado na empresa.

Para finalizar este conteúdo, podemos concluir que as fintechs são excelentes ferramentas para manter o controle de contas a pagar de sua empresa em dia e evitar possíveis perdas e prejuízos decorrentes do seu não pagamento. Isso tudo, sem que haja prejuízos para a sua credibilidade perante o mercado.

Se você gostou destas dicas e quer saber um pouco mais sobre o funcionamento da fintech, entre em contato conosco. Teremos prazer em ouvir suas necessidades e apresentar as melhores soluções.

Posts relacionados

Deixe um comentário