crédito digital crédito digital

O que você precisa saber sobre Crédito Digital para empresas?

6 minutos para ler

Você sabe o que é o crédito digital? A concessão de empréstimos, financiamentos e outras linhas vem crescendo muito no Brasil. Especialmente, nos últimos meses, em que podemos notar certa recuperação na economia e retomada do ânimo daqueles que são empreendedores.

Com isso, surgiram empresas que fornecem esse tipo de serviço financeiro de forma digital. Assim, não há necessidade de se dirigir até uma agência bancária e enfrentar filas para fazer esse tipo de solicitação.

Neste artigo, mostraremos como funciona o crédito digital e as informações que você precisa para ter acesso a ele. Acompanhe!

O que é o crédito digital e como ele funciona?

O crédito digital é uma modalidade de serviço financeiro oferecida, geralmente, por empresas chamadas de fintech ou outros tipos que atuam exclusivamente em ambiente online. Atualmente, muitos dos procedimentos de uma empresa e até mesmo das pessoas são executados na internet. O que vem ocorrendo é um processo chamado de digitalização, ou seja, a utilização da tecnologia nos procedimentos do dia a dia.

Como efeito disso, algumas organizações notaram uma grande oportunidade, principalmente, observando as dificuldades que empresas e empresários têm na hora de solicitar empréstimos ou financiamentos nos bancos tradicionais.

Assim, foi criado um produto financeiro semelhante ao crédito fornecido aos bancos. Porém, consideravelmente mais fácil de ser solicitado e, principalmente, com taxas reduzidas e custos mais brandos que organizações tradicionais.

Dentro desse rol de produtos financeiros digitais, existem várias ramificações, como a antecipação de recebíveis. Com isso, o empresário tem à sua disposição uma série de opções totalmente adequadas à sua necessidade e ao perfil do negócio.

A forma de solicitar esse tipo de crédito, geralmente, é muito simples. Como já mencionamos, todo o processo é executado em ambiente digital e o cliente tem a resposta de sua solicitação em apenas alguns minutos. O valor também entra na conta rapidamente, sem que ele tenha que se dirigir a uma agência bancária para isso.

Como solicitar esse tipo de crédito?

O processo de solicitação pode variar muito de uma empresa para a outra. No entanto, geralmente, ele ocorre de acordo com algumas etapas. A primeira delas é o cadastro de dados e o envio de documentos para comprovar esses elementos informados.

Depois disso, caso o crédito solicitado demande alguma garantia, ou seja, relacionado à antecipação de recebíveis, será necessário enviar documentos comprobatórios, tais como notas fiscais, boletos, duplicatas entre outros. Nesse ponto, a documentação exigida dependerá do tipo de crédito que foi solicitado.

Em seguida, a empresa que fornecerá o crédito realizará todas as análises necessárias para que seu cadastro seja aprovado. Geralmente, esse é o processo que demora mais tempo. Entretanto, algumas empresas podem fazer isso de forma muito rápida, podendo durar apenas alguns minutos.

Com sua proposta de crédito pré-aprovada, os próximos passos são apenas para a comprovação de alguns dados e informações, bem como a transferência do dinheiro levantado. Com isso, todo o processo é finalizado e a sua empresa estará com o dinheiro em conta para que sejam tomadas as medidas necessárias.

O crédito digital é seguro?

Algumas pessoas podem ter certas dúvidas sobre a segurança do crédito digital e isso não é totalmente equivocado. Afinal, infelizmente, existem algumas pessoas que se utilizam desse tipo de produto financeiro para cometer crimes. Entretanto, atualmente, é muito fácil saber quando você está diante de uma fraude ou de uma empresa confiável.

A primeira coisa que você pode fazer é avaliar o site da financeira. Veja se ela fornece informações de contato, endereço físico e dados de cadastro (como razão social e CNPJ). Também pode ser importante avaliar se ela tem redes sociais e formas fáceis de comunicação.

Outro ponto de destaque é verificar se a empresa já tem experiência de mercado. Isso pode ser encontrado no site do empreendimento ou em uma simples consulta do CNPJ na Receita Federal. Empresas que já estão há mais tempo no mercado, ou seja, acima de 5 anos, são confiáveis e já têm solidez no mercado.

Além disso, é muito importante que você analise os valores que a empresa pratica. Isso é fundamental, inclusive, para verificar se a parceria com ela, efetivamente, será proveitosa para o seu negócio e proporcionará bons frutos no futuro.

Por fim, também é necessário avaliar os canais de comunicação que são oferecidos. Verifique se no site da empresa tem um canal direto, ou seja, um chat online. Avalie o tempo de demora nas respostas e a qualidade de comunicação do atendente.

Além disso, empresas que oferecem contato mais direto por meio de WhatsApp, por exemplo, tendem a ser mais seguras e oferecer atendimento de mais qualidade aos seus clientes. Por fim, uma dica: saiba utilizar o dinheiro levantado com consciência e responsabilidade.

Empresários que tomam crédito sem objetivos muito bem definidos correm o risco de entrar em problemas financeiros graves em pouco tempo. O crédito digital é uma ferramenta que garante o crescimento de um negócio. No entanto, se mal utilizado e gerido, pode ser a razão do seu fracasso.

Quais são os custos envolvidos?

Os custos do crédito digital costumam ser menores do que aqueles praticados por bancos tradicionais. Isso é muito simples de ser entendido: as empresas que trabalham com esse tipo de produto financeiro, por não ter estruturas físicas gigantescas, acabam tendo custos menores que são repassados aos seus clientes.

Com isso, é possível levantar o dinheiro solicitado sem grandes complicações e, além disso, com custos de juros, taxas e outros valores bastante reduzidos, se comparados àqueles praticados por instituições bancárias e financeiras que conhecemos.

Esse tipo de crédito está revolucionando o mercado brasileiro. Afinal, é muito fácil ter acesso a ele, com custos menores se comparados às opções mais tradicionais. Quem ganha com isso são as empresas e, até mesmo, pessoas que necessitam levantar quantias financeiras.

Podemos concluir que o crédito digital é uma ferramenta fundamental para garantir o sucesso e o crescimento de um negócio. Utilizando-o com consciência e responsabilidade, é possível alcançar todos os seus objetivos e ganhar seu devido e merecido espaço no mercado em que sua empresa atua.

Gostou destas informações? Quer continuar aprendendo sobre outros assuntos importantes para a gestão do seu negócio? Então, descubra como uma fintech pode ajudar sua empresa no controle de contas a pagar.

Posts relacionados

3 thoughts on “O que você precisa saber sobre Crédito Digital para empresas?

  1. Olá bom dia sou João Maurício Ribeiro tenho uma micro empresa tudo de bom.com trabalho com cosméticos para farmácias e supermercado estão abertos mais não compram nada agora devido ao convid 19 então estou muito preocupado não estou devendo muito tenho muita mercadorias e prá frente estou tentando fazer um empréstimo mais os bancos dificultam muito o que fazer

    1. Olá João Maurício, tudo bem?
      Entendemos sua situação e indicamos a solicitação de Crédito Online!
      É semelhante ao crédito fornecido pelos bancos, porém, muito mais fácil e rápido de ser solicitado e, principalmente, por trabalhar com taxas menores. E por ser pela internet, atende todo o Brasil, sob qualquer situação, inclusive neste momento de crise.

      Indicamos a Size, empresa de crédito digital focada em Micro Empresas. Entre no site https://gruposize.com.br/ e cadastre-se!

Deixe um comentário