Teve o crédito negado? Saiba o que pode ter acontecido

6 minutos para ler

Ter o crédito negado é bastante constrangedor e, em alguns casos, preocupante para um empresário que necessita do dinheiro para investir em sua empresa. O grande problema é que a maioria sequer entende o porquê de um banco ou instituição financeira dar uma resposta negativa à sua solicitação.

Em muitos casos, inclusive, a empresa está em dia com suas contas e não tem nenhuma restrição nos órgãos de proteção ao crédito. Mesmo assim, não consegue aprovação em suas solicitações.

Quer saber por que isso acontece e como solucionar o problema? Então, acompanhe-nos nesta leitura e descubra!

O que é a análise de crédito?

A análise de crédito é um procedimento que tem por objetivo averiguar, inicialmente, o risco da concessão dos recursos para uma pessoa física ou jurídica. Também, verificar se ela tem condições financeiras para honrar com todos os pagamentos mensais até chegar ao final do processo.

Geralmente, esse tipo de análise é feito pelos bancos ou instituições financeiras mediante a apresentação de uma série de documentos que comprovam a situação do solicitante. Eles servem, ainda, para avaliar a sua capacidade de pagamento.

A análise de crédito também faz algumas adequações nas solicitações das pessoas. Por exemplo, se um solicitante precisa de R$50 mil, mas sua situação financeira não permite levantar tal valor por meio de empréstimos e financiamentos, a instituição pode oferecer um montante menor e mais adequado à realidade que ela própria estimou.

Algumas análises de crédito são feitas de forma automatizada, principalmente, quando a instituição envolvida no processo é uma fintech, que dispõe de mais tecnologia capaz de realizar cruzamento de informações em apenas alguns segundos.

O que ocorre quando o crédito é negado?

Como você deve saber, muitos dos créditos que são solicitados nas instituições financeiras são negados e existe uma série de motivos para que isso ocorra. Diferentemente do que a maioria pensa, não é somente ter o CPF ou CNPJ livre de pendências que garante o acesso ao crédito. Existem muitos outros fatores, que descreveremos nos próximos tópicos.

Dados desatualizados ou incorretos

Um dos primeiros casos é quando os dados da empresa estão incorretos ou desatualizados. Existem ferramentas capazes de realizar o cruzamento dessas informações quase instantaneamente.

Isso possibilita que eles tenham acesso às últimas movimentações da empresa e possíveis inconsistências com os dados fornecidos podem ser encontradas. Quando isso ocorre, acaba gerando uma dúvida quanto à veracidade das informações, e muitas instituições negam o crédito ou, simplesmente, interrompem o processo até que o solicitante regularize a situação e comprove a realidade dos dados.

Inconstância em pagamentos

Outro fator que limita em muito o acesso ao crédito das empresas é a inconstância nos pagamentos. Atualmente, é possível ter acesso ao Score de Crédito, que é um tipo de termômetro que demonstra à instituição a constância de pagamentos de uma empresa.

Powered by Rock Convert

Por exemplo, se ela atrasa contas de energia, água, internet e outras despesas, o Score de Crédito é reduzido e isso pode contribuir negativamente na hora de solicitar crédito com alguma instituição.

Informações insuficientes

Outro fator que acaba gerando negativas de crédito é a falta de informações suficientes sobre a empresa. Quando isso ocorre, a instituição pode classificar o seu crédito como risco elevado e, como consequência, negar a operação.

Baixa capacidade de pagamentos e comprometimento de renda

A fornecedora de crédito financeiro precisa saber se a tomadora de um empréstimo tem capacidade de honrar com as parcelas durante o período mencionado. Portanto, um dos motivos que também geram muitas negativas éo a baixa capacidade de pagamento e o comprometimento da renda.

Existem instituições que colocam um teto de 30% de comprometimento de cada parcela, mas isso não é muito utilizado no meio empresarial, devido à variabilidade da renda de um negócio. Entretanto, as instituições avaliam se o empreendimento será capaz de pagar as prestações analisando suas outras dívidas, bem como o fluxo de faturamento.

Como evitar ter crédito negado?

Agora que você já sabe os principais motivos que levam uma empresa a ter o crédito negado, mostraremos quais práticas você deve adotar para evitar esse tipo de problema. Continue lendo!

Mantenha seu CNPJ livre de restrições

O primeiro passo é manter o seu CNPJ livre de restrições, tais como negativação em órgãos de proteção ao crédito, entre outras. Esse é o mais básico pois, com um cadastro negativo, você não terá acesso a nenhum tipo de crédito e ainda não poderá tomar as demais medidas.

Atualize todos os seus dados

O próximo passo é manter todos os seus dados sempre em dia. Caso ocorra uma alteração de endereço, razão social ou qualquer outra que obrigue mudanças nos órgãos de registro, você precisa fazer essa mesma alteração nas instituições financeiras com as quais tem relacionamento.

Pague as contas em dia

Além disso, é importante que você pague todas as suas contas em dia, evitando que elas vençam. Isso prejudica o seu Score de Crédito, que é um dos fatores que levam à negativação de solicitações por parte dos credores.

Não adianta antecipar contas, acreditando que isso fará com que o seu Score cresça. O que precisa ser feito, de fato, é pagar as contas no dia do vencimento e sempre evitar ao máximo que essa data passe sem que elas sejam quitadas.

Conte com a ajuda de uma assessoria financeira

Por fim, você pode contar com o auxílio de uma boa assessoria financeira para que ela forneça todas as informações necessárias para que tenha acesso ao crédito. Essa empresa analisará todos seus dados e verificará possíveis pontos que possam estar gerando impedimentos a concessão de crédito.

Dessa forma, fica mais fácil saber os pontos falhos do seu negócio e corrigi-los antes de enviar a solicitações de crédito para a instituição financeira. Assim, você não terá mais problemas com crédito negado e poderá levantar os recursos financeiros necessários ao seu empreendimento.

Gostou destas informações? Quer saber mais sobre o assunto? Então, convidamos a acessar o nosso site e conhecer um pouco mais das linhas de crédito que nossa empresa pode oferecer.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário