Como conseguir crédito para micro empresa? 5 passos para seguir

6 minutos para ler

O capital de giro é um dos elementos fundamentais para o sucesso de um negócio que está iniciando suas atividades. Graças ao mercado de empréstimos e financiamentos, os empresários podem ter acesso a diversas linhas com juros atrativos para essa finalidade. A grande questão é que muitos não recorrem a esse tipo de serviço por acreditar que as instituições não fornecem crédito para microempresa.

De fato, existem algumas que evitam esse tipo de negócio. Mas você sabia que existe uma possibilidade de obter uma boa linha de crédito, mesmo estando nesse tipo de enquadramento?

Se você quer entender um pouco mais sobre esse assunto, confira este post e veja os 5 passos que você precisa dar para conseguir uma boa linha de crédito. Continue lendo!

A importância do capital de giro para uma microempresa

Antes de mostrar os passos que você deve dar para conseguir crédito para microempresa, precisamos alertá-lo sobre a importância do capital de giro para empreendimentos desse tipo. Em resumo, o capital de giro é um termo que está diretamente ligado à geração de lucros em um empreendimento.

A circulação de recursos é necessária para que haja manutenção de estoques, produção e vendas. Se alguns desses elementos estivem inexistentes em uma empresa, ela corre grandes riscos de prejudicar totalmente suas operações.

A falta de capital de giro gera o que é conhecido como efeito bola de neve. Se ela não tem dinheiro suficiente para manter seus estoques, não consegue produzir, vender ou realizar serviços. Consequentemente, as vendas deixarão de ocorrer e, mais uma vez, o caixa ficará sem recursos para manter a operação, que se repetirá até que a empresa feche as portas.

Por outro lado, uma empresa que tem capital de giro bem estruturado consegue realizar todas as suas atividades, gerar lucros e, com um percentual dele, aumentar ainda mais o seu montante necessário para financiar suas operações. Diferentemente do que foi mencionado no parágrafo anterior, gerará um círculo virtuoso e um efeito “bole de neve positivo”.

Essa empresa crescerá com mais solidez e velocidade, consolidando-se em seu mercado e ficando cada vez mais lucrativa.

A procura por crédito para microempresa

A grande questão é: como conseguir esses valores para manutenção da atividade de uma empresa? Existem, basicamente, duas formas: o financiamento por parte dos sócios e a obtenção de créditos com terceiros.

A segunda opção, mais buscada pelos empresários brasileiros, precisa ser pautada por muito estudo e análise. Assim, é possível obter uma boa linha de crédito que vá atender às suas necessidades e, principalmente, que possa ser paga sem prejudicar o financeiro de uma microempresa.

Para tanto, é necessário observar alguns pontos muito específicos, mas isso será assunto para o nosso próximo tópico.

5 passos para conseguir crédito para seu negócio

Agora que você já entendeu a importância de ter dinheiro para fazer o seu negócio girar, vamos mostrar os passos que devem ser dados para que você consiga uma boa linha de crédito. Confira!

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo que você deve dar é definir os objetivos que precisam de recursos para serem alcançados. Apenas levantar dinheiro sem um propósito definido pode ser extremamente perigoso para a saúde financeira do seu empreendimento.

Com base nisso, você poderá ter em mente o valor exato de que necessita. Assim, buscar a instituição que o forneça com as melhores condições de pagamento, prazos e taxa de juros.

2. Elabore um bom plano de negócio

O objetivo bem definido ajudará você na elaboração do plano de negócio. Algumas instituições financeiras, inclusive, exigem esse tipo de documento para que possam entender melhor as necessidades do solicitante do crédito e oferecer a opção que melhor se adéqua à sua realidade.

3. Verifique fatores de restrição

Não há nada mais desanimador e constrangedor do que definir objetivos e fazer o plano de negócios, mas, na hora de colocar a mão nos valores, descobrir que sua empresa tem alguma restrição que impede a concessão do crédito.

Para evitar esse tipo de problema, é imprescindível que você esteja com todos os fatores de restrição adequados, tais como situação legal, garantias, certidões, entre outras informações. Além disso, solicite à instituição financeira escolhida quais são as exigências peculiares que algumas podem fazer.

4. Escolha uma instituição e uma linha de crédito específicas para sua finalidade

Você já pensou em contratar um Uber para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro? Obviamente não, pois isso ficaria em um valor absurdamente elevado. Afinal, esse tipo de serviço não é adequado para o trecho solicitado.

Com as linhas de crédito funciona, basicamente, da mesma forma. Escolher a linha de financiamento adequada contribuirá para que você tenha boas taxas de juros e condições de pagamento. Um microcrédito, por exemplo, pode ter alíquotas menores que o de capital de giro. Porém, o valor necessário pode não estar disponível naquela modalidade.

Por isso, é fundamental ter muito bem alinhado o seu objetivo, a elaboração do plano de negócios e a instituição financeira que fornecerá o crédito.

5. Utilize o valor levantado com consciência

Por fim, é fundamental que você utilize os valores levantados com o máximo de consciência. Evite usar parte do dinheiro para finalidades diferentes daquela que foi estabelecida no seu objetivo. Tenha cuidado, principalmente, para não cair na armadilha de utilizar o valor para cobrir alguma despesa ou necessidade pessoal.

Lembre-se: o que é da empresa jamais deve se misturar com sua vida financeira particular. Não faça do caixa da empresa uma extensão de sua carteira. Isso pode prejudicar severamente o seu negócio e levá-lo a uma situação de dificuldades financeiras em pouquíssimo tempo.

Seguindo essas 5 dicas, você conseguirá ter acesso a várias linhas de crédito para microempresa e poderá utilizar esse valor para potencializar a capacidade do seu negócio. Assim, contribui para o seu crescimento e a geração de lucros futuros.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e converse com algum de nossos especialistas. Teremos um grande prazer em ouvir suas necessidades e oferecer a solução adequada.

Posts relacionados

Deixe um comentário