crédito para negativado crédito para negativado

Veja como funciona o Crédito para negativado

6 minutos para ler

O crédito para negativado é uma das mais importantes ferramentas para que pessoas físicas ou jurídicas regularizarem a situação financeira e tirem seus respectivos cadastros dessa tão constrangedora base de dados.

O número de endividados no Brasil é alarmante e isso se deve, principalmente, aos maus hábitos de consumo. Entretanto, a crise que sofremos nos últimos anos teve seu grau de participação nessa elevação do endividamento geral. No artigo de hoje, mostraremos como você pode conseguir crédito para sua empresa mesmo que ela esteja negativada nos órgãos de proteção. Acompanhe!

É possível obter crédito para negativado?

Todos os procedimentos de uma empresa podem ser prejudicados se ela estiver com o “nome sujo”. Compra de materiais, créditos bancários, abertura de contas correntes, entre diversas situações cotidianas e necessárias para o perfeito funcionamento.

Contudo, algumas empresas entenderam que é fundamental estar devidamente regularizadas com suas contas e, para isso, criaram linhas de crédito especiais para aquelas que estão negativadas devido a dívidas contraídas. Para tanto, é fundamental escolher a instituição financeira que ofereça as melhores condições de pagamento e prazos.

Vale a pena ressaltar que essa é uma operação de alto risco, afinal, quando uma organização decide emprestar dinheiro para um negócio que já está com dificuldades financeiras para se manter, a tendência é que os valores liberados sejam menores, bem como seus prazos e o custo do serviço serão um pouco mais elevados que as contratações de crédito tradicionais.

É preciso estar atento a um detalhe: algumas instituições aproveitam a situação constrangedora e, em alguns casos, desesperadora de alguns empresários para cobrarem taxas exaustivamente altas. Nesse sentido, ao invés de ajudar o crédito para negativado, acaba atrapalhando ainda mais as finanças da empresa. Por isso, é importante ter cuidado na hora de selecionar uma instituição financeira.

Como saber se minha empresa tem restrições?

Uma pergunta que muitos empresários fazem é como saber se sua empresa está com restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Até pouco tempo atrás, essa informação somente poderia ser conseguida na sede nos próprios órgãos que registram esse tipo de restrição mediante o pagamento de taxas para cada consulta.

Com o passar do tempo, os órgãos de proteção ao crédito passaram a facilitar esse tipo de informação para as empresas, bem como às pessoas físicas. Muitas começaram a disponibilizar a informação em seus portais, bastando que o interessado faça um cadastro com os dados da empresa.

Hoje em dia, existe o conceito do Score de Crédito, uma criação muito interessante que possibilitou às instituições financeiras medir o grau de risco que um potencial cliente pode oferecer para elas. Nesse sentido, além da restrição de crédito, essas empresas também analisam o seu Score.

Ele é uma medida de risco que pode variar de 0 a 1.000. Quanto maior for, menos riscos uma instituição financeira passará ao ceder crédito para a empresa. Sendo assim, é possível que, em certas ocasiões, um negócio que esteja com o nome limpo na praça não consiga determinado empréstimo ou financiamento pelo simples fato de estar com um Score de crédito baixo para aquele tipo de negociação.

Powered by Rock Convert

As instituições financeiras que oferecem crédito para negativado avaliam, além da própria restrição, o nível em que o Score da empresa se encontra para avaliar o risco de emprestarem dinheiro para ela mesmo estando negativada. A pergunta que fica no ar é a seguinte: como saber o Score de Crédito de minha empresa?

Isso é muito fácil: basta acessar o site de um órgão de proteção ao crédito, como o SERASA — o mais comum do Brasil — ou Boa Vista, fazer o cadastro e verificar o nível de Score. Algumas dessas empresas oferecem serviços adicionais ou exigem pagamento de algum valor para mostrar quais são os credores.

Vale lembrar que, além desses, podem existir outros órgãos de proteção ao crédito locais que registram apenas débitos de fornecedores da região, tais como o SPC, presente em muitos municípios brasileiros.

Além disso, essas instituições também oferecem outros serviços que são adicionados à contratação das informações mencionadas. Com eles, é possível inclusive consultar outras empresas ou pessoas. Assim, caso você tenha o objetivo de vender a prazo para determinado cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, também pode utilizar essas ferramentas para avaliar a capacidade de pagamento deles.

Como ter acesso ao crédito para negativado?

Agora, mostraremos como você pode ter acesso ao crédito para negativado. Inicialmente, é importante ter atenção a um detalhe importante. O dinheiro que será levantado, ou pelo menos grande parte dele, deve ser utilizado para quitar débitos de sua empresa e deixá-la com o nome limpo na praça.

A finalidade principal do crédito para negativado é esta: restabelecer a credibilidade de um empreendimento que está com dívidas em aberto com seus credores a fim de que ele possa retomar suas operações e, se necessário, voltar a utilizar as opções de crédito disponibilizadas para aqueles que não têm restrições.

Sendo assim, o primeiro passo para adquirir o crédito para negativado é voltar os olhos para dentro do negócio e verificar o valor que precisa ser levantado. O ideal é que você dê preferência àquelas dívidas que estão prejudicando a operação da empresa, principalmente as fiscais e trabalhistas, que costumam ter juros e multas bastante severas.

Em seguida, entre em contato com os credores para negociar a redução de juros ou eliminá-los totalmente caso o pagamento seja feito à vista. Se sobrar alguma quantia, o ideal é que você inicie amortizando algumas parcelas desse novo crédito ou, se tiver bastante controle financeiro e certeza de retornos, fazer algum investimento que gere bons resultados, aumentando o faturamento e evitando o endividamento.

Como você pôde perceber, o crédito para negativados é uma ferramenta que pode salvar a saúde financeira de uma empresa, mas ele precisa ser utilizado com ainda mais consciência que as outras modalidades. Além disso, é fundamental que você conte com o apoio de uma empresa que, de fato, esteja interessada em prestar um serviço financeiro para recuperar seu negócio.

Para tanto, entre em contato conosco e conheça as linhas de crédito que temos disponíveis. Assim, nossos especialistas poderão conhecer suas necessidades e oferecer o produto financeiro mais adequado ao seu perfil.

Posts relacionados

Deixe um comentário