Digitalização: qual o seu impacto?

Empresas na era da digitalização, buscando novas resoluções, melhorias, e claro, um diferencial, para que não sejam esquecidas. E qual o impacto disso?

A digitalização está a tona, e em um mundo que cresce num ritmo tão acelerado, quem não acompanha, fica para trás. E essa é a preocupação das organizações, seja em qualquer ramo: buscar novas resoluções, melhorias, e claro, um diferencial, para que não sejam esquecidas.

Tecnologia na área Financeira

A área financeira é um exemplo perfeito deste avanço, aonde Startups com soluções mais práticas, ágeis e inovadoras, reinventam serviços como pagamentos, investimentos e gerenciamento de bens e crédito.

Dessa forma, as denominadas FinTechs, tomam um espaço que, até pouco tempo atrás, era exclusivo dos bancos. Isso possibilitou maior transparência nos processos, melhores métricas para avaliar performance e auxílio para tomada de decisões estratégicas de negócios.

Elas estão preocupando os Bancos Tradicionais, mostrando que o mercado está mudando, e que conseguem se adaptar melhor às necessidades financeiras de seus clientes, utilizando a praticidade e agilidade da tecnologia.

Além de inovador, é servir com segurança, dando mais tranquilidade para quem não quer mais dor de cabeça.

Imersão na Revolução Tecnológica

Mesma que pareça fácil, antes de mergulhar de cabeça na digitalização, a empresa deve iniciar pela mudança de mindset, ou seja, pela forma de pensar.

É preciso enxergar o negócio de uma maneira digital, tendo a visão voltada à simplificação e descomplicação de processos, observando a experiência de quem consome seus produtos e atua internamente em sua empresa.

Em seguida, o uso de tecnologias e sua aceitação. Não é algo simples, que se muda da noite para o dia. São implementações e melhorias constantes, acompanhadas a todo momento, visando a otimização de processos.

O processo pode ser demorado e intenso, mas os resultados são iminentes.

Quais as vantagens de digitalizar sua empresa?

Decerto, o primeiro ponto notável e o aumento da rapidez. Os processos, quando automatizados, faz com que uma aprovação de análise de crédito que durava minutos, por exemplo, dure poucos segundos.

Bem como a diminuição de custos. Seja pela diminuição de pessoal para certos processos ou até para coisas mais simples, como dispensar a utilização de papel, tornando o negócio mais sustentável.

Decerto, o impacto positivo é grande, trazendo resultados positivos se tratando de produtividade e conveniência, além de humanizar algo que, em muitas empresas, é robotizado e repudiado: o suporte e atendimento ao cliente.

A agilidade e conveniência do digital precisa ser combinada com um relacionamento humano eficaz, para ajudar o consumidor nas etapas que requerem maior empatia e inteligência.

Nesse sentido, robô não reconhece a pressa, a insatisfação e o apelo de um cliente. E nessa hora que a FinTech se destaca, mostrando seu lado humano.

Isto é, as instituições financeiras mais tradicionais devem se reinventar, reimaginar o jeito que oferecem seus produtos e suas propostas de valor, botando seus esforços e pessoal no que realmente importa: uma experiência direcionada a cada cliente.

2 comentários sobre “Digitalização: qual o seu impacto?”

  1. Muito bem pontuado !

    Essa linha tênue entre o mundo sistemático da tecnologia e o pragmatismo humano, bem como a desburocratização e ampliação da concorrência mercadológica tem sido uma força motriz para as Fintechs !

    Muito bom, parabéns a todos quem batalham pelas fintechs

Deixe uma resposta