Empresa com dívidas? 7 dicas simples para resolver isso

Em alguns momentos acreditamos que a única saída para resolver determinadas situações da empresa é apelar para um empréstimo ou utilizar os limites de cartão de crédito ou cheque especial.
Mas essa atitude pode acabar se tornando prejudicial se não houver um planejamento eficiente para o pagamento dessas dívidas, o que pode tornar a empresa inadimplente.
Se a sua empresa já está nessa situação, com diversas dívidas que não consegue pagar, você precisa aprender formas adequadas para resolver a situação o quanto antes.
E hoje você vai aprender 7 dicas simples que podem ajudar a acabar com as dívidas da sua empresa.

Faça um diagnóstico da empresa

Ao ver a sua empresa em meio às dívidas, a primeira coisa a fazer é um diagnóstico geral da situação financeira. Não há como tomar qualquer atitude sem saber exatamente quanto está devendo e para quem, assim como os juros cobrados em cada operação.
Todas essas informações são essenciais para determinar uma estratégia de pagamento das dívidas.
VEJA TAMBÉM: 

Assuma a responsabilidade pela sua dívida

Na maioria das vezes o devedor nega sua dívida enquanto pode e até esconde esse fato da família, mas esse comportamento não contribui em nada com a solução do problema e até dificulta, pois reduz as opções de ajuda.
Muitas vezes alguns cortes de gastos podem ser feitos para ajudar a reduzir as despesas e assim sobrar um valor maior para o pagamento das dívidas, mas se ninguém souber não haverá ajuda.
Assumir a responsabilidade também ajuda a não assumir mais dívidas no futuro.

Mapeie seus gastos e avalie a sua capacidade de pagamento

É essencial ter um controle financeiro eficiente para negociar e estruturar o pagamento das dívidas. Você precisa saber qual é a capacidade de pagamento da empresa e utilizar essa informação para negociar com os fornecedores ou instituições financeiras valores possíveis para pagamento.
De nada adianta renegociar a dívida dizendo que pagará “2x” de prestação, se sua empresa pode pagar apenas “x” por mês. Em breve haverá novas dívidas para saldar as anteriores ou então o acordo não será cumprido.

Analise seus contratos com os credores

Antes mesmo de procurar o credor, analise todos os contratos de financiamento e certifique−se de que ele não possui irregularidades, como taxas abusivas ou provocação de prejuízos consideráveis.
Essa avaliação pode render uma revisão amigável da dívida, melhorando as condições de pagamento do débito.

Avalie e faça negócios com o seu patrimônio

Se a sua empresa possui bens você pode avaliar a possibilidade de transformá−los em dinheiro rápido para saldar as dívidas. Pode ser algum veículo ou um imóvel sem uso, por exemplo.

Negocie até chegar a um acordo e peça ajuda para a negociação

Você não é obrigado a aceitar a primeira proposta de negociação oferecida, e pode oferecer uma contraproposta com condições mais amigáveis para sua empresa. Por isso é importante participar ativamente do acordo.
Depois de percorrer os passos anteriores, se você não tiver obtido sucesso, você ainda pode buscar a orientação de especialistas ou dos órgãos de proteção do crédito para encontrarem uma forma de se livrar das dívidas.
Será avaliada a situação da empresa e agendado um encontro para tentar a conciliação com o credor. Muitas vezes essa solução para a dívida acaba sendo mais vantajosa para ambos os lados.
VEJA TAMBÉM: Salve o seu negócio com a Antecipação

Pesquise opções alternativas

Muitas vezes você pode encontrar uma oportunidade melhor de negociação em outra instituição bancária se levar a dívida para outro banco. Pesquise as taxas de juros e os prazos para pagamento, além dos benefícios oferecidos.
Além disso, a antecipação de recebíveis é uma ótima pedida, pois com ela não há a necessidade de entrar em mais dívidas, simplesmente recebendo no mesmo dia o que vendeu a prazo. Saiba mais aqui.
E após seguir todas é fundamental que você controle a finanças da sua empresa para não entrar novamente nessa situação. Isso pode ser realizado com o uso de aplicativos ou softwares específicos, muitas vezes disponibilizados gratuitamente na internet, ou mesmo com planilhas simples, que registram toda a movimentação financeira da empresa e permitem o acompanhamento dos recebimentos e pagamentos.
Não perca mais tempo e negocie as dívidas da sua empresa para garantir o seu crescimento e sucesso a partir de hoje.
Conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta