erros em capital de giro erros em capital de giro

Você sabe como evitar erros em capital de giro?

6 minutos para ler

Cometer erros em capital de giro pode ser fatal para as empresas e prejudicar severamente a sua lucratividade e continuidade. Esse elemento é crucial para manter as suas operações, pois, quando o valor é levantado de forma irresponsável, pode causar prejuízos enormes para o negócio.

Entretanto, alguns empresários não conseguem perceber isso e acabam falhando na hora de constituir o seu capital de giro. Consequentemente, colocam sua empresa em risco, prejudicando severamente sua lucratividade.

Neste artigo, mostraremos quais são esses erros, como você pode identificá-los e, principalmente, evitar esse tipo de problema em seu empreendimento. Acompanhe!

A influência dos erros em capital de giro na empresa

O capital de giro é um elemento crucial na gestão do negócio. Ele será o responsável pela manutenção da atividade da empresa e para a geração de resultados. Sem esse tipo de recurso, o seu empreendimento corre sérios riscos de não conseguir desenvolver suas atividades e, consequentemente, não gerar receita para cobrir despesas, custos e gerar lucro.

Existem inúmeras formas de obter recursos para fomentar o capital de giro de um negócio. Entre elas, empréstimos, financiamentos ou recursos de sócios. Cada uma delas tem seus custos e benefícios. Existem, ainda, aqueles empresários que conseguem reunir seus próprios recursos para, assim, aplicar na empresa para que sejam utilizados como capital de giro.

Nesse sentido, podemos perceber que o capital de giro é crucial para o sucesso de uma organização e ela deve fazer o possível para conseguir levantar e manter esse recurso. O grande problema, no entanto, é que muitos empresários conseguem ter esse dinheiro, mas se esquecem do mais importante: a gestão do capital.

A consequência disso é muito simples de ser identificada, ou seja, vários erros são cometidos e a empresa coloca todo o recurso que foi levantado em risco, podendo, inclusive, fazer com que ela venha a perder dinheiro e, além disso, gerar outros prejuízos acumulados que geram impactos negativos severos na gestão de caixa e, consequentemente, na lucratividade do negócio.

Identificação e prevenção dos erros no capital de giro

Agora que você já entendeu como os erros no capital de giro influenciam o seu negócio, mostraremos quais são eles e como evitar cada um. Continue lendo!

Utilização inadequada do fluxo de caixa

Um dos primeiros erros é o uso inadequado do fluxo de caixa. Nesses casos, a empresa deixa de utilizar essa ferramenta ou, pior que isso, faz de forma incorreta. Com isso, não consegue saber, exatamente, quanto entrou ou saiu de capital em seu empreendimento e isso prejudica muito a manutenção dos seus recursos.

Para solucionar esse tipo de problema, é necessário que você adeque o seu fluxo de caixa e o padronize para atender a todas as necessidades da sua empresa.

Powered by Rock Convert

Falta de otimização de estoques

Outra atividade crucial para manutenção do capital de giro, e que é um erro muito comum entre os empreendimentos, é a falta de otimização de estoque. Muitos têm problemas financeiros pelo simples fato de não saber gerir esse setor da sua empresa.

Para entender essa relação, é muito simples. Imagine que você não saiba a quantidade exata de um produto e acredita que ele está em falta. Assim, faz a compra e descobre que ele já está em estoque, em quantidades suficientes para suprir as necessidades de sua empresa. Nesse caso, o empreendedor prejudicou severamente seu capital de giro e ainda corre grandes riscos de perder os produtos que já estão armazenados.

Sendo assim, você precisa avaliar com cuidado os seus estoques e utilizar o sistemas de gestão que existem atualmente para gerenciar esses elementos e evitar esse tipo de prática, bem como, perdas de capital na compra de produtos desnecessários.

Alinhamento de recebimentos e pagamentos

Outro ponto importante e que gera muitos erros é a falta de alinhamento de entradas e saídas de capital. Isso ocorre quando, por exemplo, sua empresa tem pagamentos muito altos em momentos longe dos recebimentos.

Quando isso ocorre, o negócio acaba se vendo na situação de ter que buscar recursos externos, mesmo tendo dinheiro para receber. O grande problema é que isso pode custar caro, pois demanda o pagamento de juros e taxas.

Negociação com fornecedores

Também é importante que você negocie com seus fornecedores, não somente preços, mas também, prazos para pagamento. Quando ocorre a discrepância entre pagamentos e recebimentos, por exemplo, é o momento em que você precisa contar com a negociação com seus fornecedores para evitar buscar recursos com terceiros.

Empréstimos sem planejamento

Por fim, pegar empréstimos sem planejamento é outro problema muito grave e que prejudica severamente a gestão de capital de giro. Em alguns casos, recorrer a esse tipo de produto financeiro é inevitável e pode ser uma boa solução. Entretanto, é fundamental que você se planeje adequadamente para esse tipo de procedimento.

Lidando com possíveis erros

Por fim, você precisa aprender a lidar com esses erros. Nem sempre é fácil identificar pontos falhos e corrigi-los antes de gerarem resultados negativos. No entanto, conhecendo as principais falhas que podem ocorrer na gestão do capital de giro e dedicando seus esforços para coibi-las, as chances de você conseguir evitá-las são muito maiores.

Para ajudar nesse processo, é muito importante que você também conte com a ajuda de profissionais qualificados e acostumados a lidar com esse tipo de assunto. Assim, será mais fácil adotar as medidas para evitar o cometimento de erros, bem como identificar cada um deles, caso venham a acontecer.

Ao seguir essas dicas, erros no capital de giro não serão mais problemas em seu negócio e você terá mais facilidade no gerenciamento desses valores. Também, poderá otimizar os recursos do seu negócio para fazer com que a empresa gere mais lucro.

Se você gostou destas informações, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Dessa forma, outras pessoas também terão acesso a esse conhecimento.

Posts relacionados

Deixe um comentário