Você sabe como funcionam as Fintechs de crédito?

6 minutos para ler

Se você chegou até este artigo, certamente, é porque já deve ter ouvido falar sobre Fintechs de crédito, não é verdade? O termo tem se popularizado, em especial no mercado brasileiro, pelo fato desse tipo de empresa aliar tecnologia e finanças para resolver uma série de problemas comuns no setor de crédito e proporcionar mais agilidade, segurança e facilidades aos consumidores.

Qualquer pessoa que já precisou se relacionar com bancos tradicionais, passou por situações estressantes por conta da burocracia excessiva para realizar transações simples, filas enormes e demoradas e, é claro, taxas, juros e cobranças abusivas por serviços não solicitados.

Com base nesse contexto, mostraremos o que você precisa saber sobre as Fintechs de crédito e como essas organizações conseguem facilitar a vida de seus consumidores. Acompanhe a leitura para conferir!

O que são fintechs de crédito?

Como consta no próprio termo, Fintechs de crédito são companhias baseadas especialmente em dois elementos: tecnologia e finanças. A premissa de uma Fintech é, de maneira rápida, fácil e intuitiva, oferecer serviços financeiros a seus clientes com muito menos burocracia e sem todas as taxas que fazem com que as instituições bancárias tradicionais tenham má fama.

Outra característica marcante das Fintechs de crédito é que essas empresas são especializadas em facilitar a concessão de crédito personalizado aos seus clientes, de modo que o processo possa ser feito inteiramente por meio do smartphone, o que garante economia de tempo e para quem pretende realizar transações simples.

O fato de não haver uma agência física e tampouco a burocracia, normalmente envolvida em bancos comuns, permite que as Fintechs realizem as operações com custos significativamente menores, e isso reflete nas taxas de juros que são menos conforme o perfil do cliente.

Como funcionam as Fintechs de crédito?

Com base em todos os fatores que citamos no tópico anterior, é fácil entender os motivos que levam as Fintechs a conquistarem cada vez mais espaço no mercado financeiro. Porém, existe ainda outras razões.

Entre elas, está a regulamentação do Banco Central, uma medida que facilitou a realização de diversos tipos de operações diretamente da internet, como empréstimos, solicitações de crédito, investimentos e pagamentos, sem a necessidade de que uma instituição financeira faça a intermediação.

Graças a essa regulamentação, as Fintechs de crédito passaram a poder atuar de maneira especializada em diversas áreas do mercado de finanças, o que tem permitido que os consumidores realizem praticamente qualquer transações em seus celulares com total segurança.

Que tipos de serviços elas oferecem?

Agora que já tem uma perspectiva mais clara sobre o que são Fintechs de crédito, neste tópico mostraremos quais são os principais tipos de serviços oferecidos por essas empresas. Entre eles, podemos citar:

  • conta bancária digital — o cliente pode acessar sua conta bancária e realizar qualquer movimentação utilizando um computador ou dispositivo móvel;
  • cartão de crédito — além de não cobrar anuidade e oferecer taxas mais baixas, o usuário pode acompanhar as operações do seu aparelho digital e até mesmo alterar o limite de crédito a qualquer momento;
  • gestão financeira — o cliente pode visualizar e gerenciar toda sua situação financeira por meio do app de uma Fintech, o que o ajuda a evitar dívidas como cartão (que são muito comuns em bancos tradicionais);
  • empréstimos ou concessão de crédito — os pedidos de empréstimos ou crédito pode ser realizados por meio de solicitações online. O valor é disponibilizado rapidamente e as taxas são menores do que em bancos e instituições financeiras tradicionais.

Essas são apenas alguns dos serviços que as Fintechs de crédito oferecem. Falaremos mais sobre os benefícios que os clientes dessas empresas podem usufruir.

Quais são as vantagens utilizar os serviços de uma Fintech de crédito?

As Fintechs de crédito oferecem benefícios que estão muito além da facilidade em conseguir empréstimos ou crédito. O fato de terem seus processos fundamentados em tecnologia, permite que tanto o atendimento quando os produtos sejam personalizados com base no perfil de cada cliente.

A seguir mostraremos as maiores vantagens que as Fintechs de crédito podem oferecer.

Rapidez e facilidade nos processos

Para revolucionar o setor, as Fintechs não oferecem apenas processos mais simplificados do que como ocorre nos bancos comuns, elas também permitem que os usuários realizem qualquer transação por meio de aplicativos para dispositivos móveis.

Isto é, os apps funcionam de maneira prática, intuitiva, rápida e responsiva. Esse benefício também está relacionado ao fato de que, nessas organizações de crédito, quem tem o poder nas mãos é o cliente. Nenhuma taxa será cobrada ou personalização de serviço sem que ele tenha total controle sobre ela.

Burocracia reduzida

O principal motivo que permite que as Fintechs de crédito reduzam toda aquela burocracia que dificulta a vida dos clientes é que os processos são todos realizados com uso de tecnologia e no ambiente digital.

Ou seja, não há necessidade de esperar correspondências, entregar pilhas de documentos e perder tempo no telefone ou, ainda pior, em filas em instituições bancárias. Tudo pode ser resolvido rapidamente e sem que o indivíduo saia de casa, já que o contrato pode ser assinado pelo celular.

Custos reduzidos

Levando em consideração que as Fintechs de crédito simplesmente não têm as despesas mais expressivas dos bancos tradicionais, o consumidor pode contar com taxas e juros muito mais baixos do que os praticados no mercado financeiro.

Soluções inéditas

Muitos produtos oferecidos pelas Fintechs de crédito foram desenvolvidos justamente para suprir uma demanda que não era contemplada pelos bancos comuns, tais como:

  • empréstimos com juros mais baixos;
  • cartão de crédito sem anuidade;
  • conta bancária sem cobrança de tarifas;
  • consultoria personalizada para pequenos investidores.

Como você pôde conferir neste artigo, as Fintechs de crédito chegaram para revolucionar o mercado, tornando-se fortes concorrentes dos bancos e instituições financeiras tradicionais, pelo fato de colocarem as necessidades e a comodidade de seus clientes como fatores prioritários.

Se você se interessou pelas vantagens que as Fintechs de crédito oferecem, saiba que o Grupo Size conta com uma série de diferenciais que podem tornar a sua vida financeira muito mais simples e organizada, como a possibilidade de receber o dinheiro de suas vendas na conta no mesmo dia e uma equipe de suporte técnico altamente eficiente.

Este conteúdo foi útil para você? Quer saber mais sobre as vantagens de ser cliente de uma Fintech de crédito? Então clique aqui para conhecer os benefícios que o Grupo Size tem a oferecer!

Posts relacionados

Deixe um comentário