Mais três atitudes que vão fazer sua empresa crescer.

3 minutos para ler

Sabemos que vocês gostam de dicas! E anteriormente, pontuamos 4 medidas que irão fazer sua empresa crescer.

E são ações que todo empreendedor deve ter em mente na hora de gerir seu negócio. Praticamente imprescindível.

Faremos aqui uma continuação daquele artigo, citando mais três pontos que, levando-se em consideração, fará com que tudo siga como planejado em seu empreendimento.

1. Defina metas e objetivos de crescimento

Imagine-se como um náufrago velejando pelo oceano. Você passaria por tempestades e até por ilhas incríveis! Mas perceberia que está sem objetivo! Qual seria? Parar em qualquer ilha e tentar sobreviver? Encontrar resgate?

Assim como em seu empreendimento, não definir metas, seu negócio perderá o rumo. Crescer significa alcançar resultados, prospectar o futuro e expandir ações.

Deixe sempre visível as metas e objetivos de sua empresa, para que o foco se torne mútuo e jamais esqueçam que aquela é a “terra firme”.

Vale lembrar:

  • seja específico: objetivos concretos, específicos e mensuráveis;
  • manter os pés no chão: as metas precisam ser realistas para garantir que sejam alcançáveis.
  • definir prazos: a meta precisa ter data para ser concluída. Não definindo isso, a meta se perde;

2. Não buscar novos investimentos

Não tem jeito: se a empresa não investe, ela não cresce. Investir engloba desde aprimorar a qualidade dos serviços até ampliar a infraestrutura física da empresa.

3. Cuidar do capital de giro

Capital de giro nada mais é que o recurso financeiro necessário para manter as operações de sua empresa funcionando, dinheiro que vai fazer sua empresa bancar as atividades como luz, água, internet, compra de insumos e salários.

Qualquer tipo de decisão a ser tomada, acarretará em algum impacto financeiro, querendo ou não. Portanto, caso não haja um acompanhamento do seu fluxo de caixa, você pode se endividar.

Por isso que um bom planejamento financeiro aliado a um bom fluxo de caixa é essencial para manter a saúde do negócio em dia.

Decerto, uma alternativa para sempre ter capital em caixa, reduzindo riscos, é antecipar recebíveis. A antecipação permite que você receba o seu dinheiro de vendas à prazo a qualquer momento. E o melhor é que muitas fintechs, como a Size, realizam esse tipo de operação, oferecendo o serviço de maneira simples, ágil e fácil.

Uma coisa é certa: só sobreviverão no mercado aquelas empresas que souberem investir no crescimento do seu negócio. Então, mantenha o foco, crie metas tangíveis, cuide do relacionamento com seu cliente e invista com sabedoria!

Posts relacionados

Deixe um comentário