Marketing para MPEs: modo de usar

Gostaria de montar uma empresa e quer conhecer um pouco sobre marketing para MPEs ou já possui uma microempresa e gostaria de algumas dicas para aumentar ainda mais o percentual de retorno no caixa? Siga lendo esse artigo para entender um pouco mais sobre o assunto.
No dia a dia de microempresas, é quase que impossível acompanhar algumas inovações digitais, porém, o mais importante que você tem de saber é que não é impossível. O brasileiro tem em seu sangue um dom muito útil chamado criatividade e, para comprovar tal fato, devemos apenas observar as riquezas que nosso país possui, sejam elas naturais ou intelectuais.
A maior parte do empreendedorismo no Brasil dá-se pelas Microempresas que nele se situa. Segundo os dados da SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), há mais de 9 milhões de Microempresas no país e estas são responsáveis por, pelo menos, mais de 50% dos empregos e por 27% do PIB (Produto Interno Bruto).
Tendo esses percentuais como base, podemos concluir que as MPEs, no país, possuem um grande desenvolvimento no país. E assim, não podemos deixar de mencionar que marketing é um dos responsáveis pelo crescimento das microempresas. Por isso, se você possui uma empresa, porém se encontra em uma fase difícil e gostaria de algumas dicas para aumentar exponencialmente o seu negócio, este artigo vai te ajudar a olhar para um futuro cheio de possibilidades.
Tendo em vista o grande número de concorrentes, vamos abordar algumas informações e dicas referentes a como o marketing pode ajudar a alavancar o negócio de sua empresa. Vamos lá!

Tenha um plano de marketing na manga

Possuir um plano de marketing é incrivelmente fundamental para uma empresa, do mesmo modo que quaisquer planejamentos, como tributário ou de negócios. Com ele, você poderá utilizar informações de vendas comportamentos necessários para atingir o público alvo.
O objetivo em foco deste plano de marketing é analisar todos os fatores, sejam eles internos ou externos e se os mesmos podem ou não interferir no desenvolvimento de seu negócio no mercado. Deste modo, a empresa poderá traçar as suas próprias estratégias, seguindo ações e cronogramas específicos que contribuirão para o crescimento de sua microempresa.

Seja excelente não só nos produtos, mas também nos serviços

Este é um dos maiores meios de marketing de MPEs. O que diferencia as empresas das outras são os seus produtos, porém, o que aumenta a sua popularidade e importância no mercado é o serviço oferecido pela mesma. O que são esses serviços? Basicamente são como o pós-venda, garantias, assistências técnicas, etc.
Uma vez que os serviços prestados pela empresa são de boa qualidade e feitos com a atenção adequada, a microempresa ganhará uma imagem mais valorizada da mesma, pois ela passará a imagem de que se preocupa com o cliente o que, como sabemos, é essencial para o crescimento da mesma.

Invista em marketing digital

Esse é um dos métodos de marketing que mais ajuda no aumento de público. Por quê? Bom, basicamente, há inúmeras pessoas que utilizam os meios sociais para se comunicarem. A microempresa deve se aproveitar da quantidade de jovens conectados na web e promover a marca de sua empresa.
Mais e mais, a internet e as novas tecnologias têm entrado na vida das pessoas. O meio virtual é um universo inteiro de informações e conhecimentos que ajudam, não somente a empresa, mas, o consumidor.
Por isso, seja via computador, celular, redes sociais como: Twiter, Facebook, E-mail, Comunidades, vlogs, blogs ou YouTube, todos esses meios sociais virtuais são capazes de expandir a marca e ajudar no marketing para MPEs. Além de abranger um grande número de clientes, esse meio de propagação é essencial devido ao baixo valor que o mesmo requer.

Faça cursos e cresça no mercado!

A relevância da comunicação e do marketing para uma microempresa pode estar direta ou indiretamente ligada com a sobrevivência da mesma. O que muitos empresários devem entender, com relação aos gastos e investimentos da empresa, é que investir em cursos e aumento de serviços não são gastos e sim investimentos.
Hoje, podemos observar que é possível que muitos empresários invistam na comunicação de um modo pouco expansivo (em quesito de dinheiro) e não tenham um orçamento pesado para adquirir o crescimento de seu negócio.
Há variadas plataformas que disponibilizam cursos EAD gratuitos que abrangem diversas soluções dos problemas de mercado. A SEBRAE, por exemplo, disponibiliza cursos como:
  • Atendimento ao Cliente;
  • Como analisar o mercado;
  • Como anunciar em sites de vendas;
  • Como construir uma loja virtual;
  • Como criar página no Facebook;
  • Como vender mais e melhor;
  • Estratégias de vendas para comércio eletrônico;
  • Gestão estratégica para comercio eletrônico;
  • Como usar sites de busca para sua empresa
Esses e muito mais cursos podem ser encontrados no site da SEBRAE.

Invista sempre em comunicação

Esta dica anda paralelamente com o marketing digital. Para que sua microempresa se expanda e cresça regionalmente, é necessário que as pessoas conheçam ela. Por isso, a comunicação se torna um investimento primordial. Outdoors, panfletos, anúncios em TV o rádio, propaganda e busdoor são alguns exemplos de comunicação com o público que ajudarão no crescimento de marketing para suas MPE.
É importante ressaltar que, caso seu intuito seja levantar ou reerguer o patrimônio de sua empresa, você deve gastar menos possível em alguns investimentos. Nosso conselho é que você calcule bem em quais meios de comunicação pretende investir. Por exemplo, propagandas via televisão são eficazes? Sim, com certeza! Porém, o dinheiro investido neste meio, pode ser um tanto que exorbitante para quem pretende primeiro se reerguer e sair dos números negativos de sua empresa.
Por isso, aconselhamos que seu foco em comunicações seja em meios mais baratos de mídia. Panfletos, busdoor e propagandas via rádio, costumam ser menos caras e mais em conta para os empreendedores.
Gostou de nossas dicas? Dê uma olhada em nosso material para aprender um pouco mais sobre como aumentar o capital de sua microempresa gastando menos possível. No final de sua jornada, lembre-se de nos dar um feedback e deixar suas dúvidas, para que possamos melhorar e aumentar ainda mais suas chances de sucesso. Até mais!

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