Como fazer boas metas para sua empresa em 2019

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2018 está acabando. Agora é a hora de fazer aquelas reflexões comuns, sobre o rendimento do seu ano. Você conseguiu alcançar as metas propostas? Sua vida profissional deslanchou, como você tinha se proposto? A sua empresa alcançou o nível que você esperava?

Nem sempre as respostas para essas perguntas são aquelas que você imaginava que teria. No entanto, a primeira coisa que você deve ter em mente, nessa altura do ano, é que, sim, muitas coisas favoráveis aconteceram. Mesmo que as suas metas não tenham sido totalmente alcançadas, ainda assim é bem provável que você tenha conquistado mais em 2018 do que em 2017.

Por isso, antes mesmo de começar a se lamentar pelo que não aconteceu, ovacione as coisas boas. E, sem sombra de dúvidas, já inicie os novos planos. Esse é o momento ideal para você traçar o planejamento de sua empresa e conquistar, em 2019, o que faltou nesse ano que acaba.

Quer saber como fazer isso? Nós iremos te ajudar! Veja, agora, o que você precisa considerar nas suas metas para o ano que vem!

  1. Defina o que é importante para você

Como dono do negócio, ninguém melhor do que você para saber o que é mais importante. Por isso, faça uma planilha com todos os objetivos que pretende alcançar. Esse é o primeiro passo: o planejamento. Defina essas primeiras metas, baseado no que você pretende atingir no ano de 2019.

A importância dessa dica, é a visualização do objetivo final. Quando colocamos em palavras as nossas metas, elas se tornam visualmente estimulantes. Use de artifícios simples, mas que são altamente eficazes, como imprimir essa planilha e deixar à vista dos seus olhos. Assim, a cada vez que você visualizar o seu plano, se sentirá mais estimulado para atingir os seus objetivos.

  1. Aplique o método SMART

No momento, qualquer ferramenta que te ajude a definir suas metas para 2019 são válidas. Por isso, te indicamos fazer uso do método SMART. Ele é uma forma bastante útil de determinar objetivos, que se tornam alvos a serem alcançados. Muitos gestores utilizam desse método para planificar os ideais da empresa e, com isso, definir quais os próximos passos operacionais.

O método SMART consiste em determinar o seu plano de ação, baseado nos quesitos que devem ser:

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  • Específicos: tenha objetivos claros e reais em mente. Esse é o momento de ser sincero com você mesmo e determinar ideias que sejam possíveis de serem alcançadas em apenas 1 ano. Lembre-se que as suas metas visam um 2019 mais produtivo.
  • Mensuráveis: crie passos que você consiga medir, para saber se está caminhando para alcançar o seu objetivo. Por exemplo, se sua meta for dobrar o faturamento de sua empresa, faça o acompanhamento mensal, comparando com o dos anos anteriores.
  • Alcançáveis: tal qual o primeiro ponto do método SMART, esse também determina planos objetivos e concretos, passíveis de serem alcançados. Por exemplo, se a sua empresa tem alcance regional, não proponha como meta se tornar um exportador em apenas 1 ano. Primeiro, você precisa alcançar o território nacional para, aí sim, alçar objetivos internacionais.
  • Relevantes: seu plano deve ser montado com o intuito de melhorar o seu empreendimento. Por isso, ao criar as etapas, tenha em mente a importância de cada uma delas para a sua empresa.
  • Temporais: determine o prazo. Mesmo que o cenário proponha uma melhoria para o próximo ano, ainda assim determine quais são os prazos para alcançar cada etapa. Assim, você consegue definir o andamento de seu planejamento.
  1. Saiba quais são as suas prioridades

Como já dissemos, é incorreto nos apegarmos a metas que, nesse momento, não podem ser cumpridas. Da mesma forma, também é errado que nos dediquemos a vários planos ao mesmo tempo. No final, apenas energia será gasta e nenhuma das metas será alcançada.

Por isso, defina quais são as suas prioridades. Crescimento? Expansão? Maior faturamento? Mais participação no mercado? Plataformas digitais? Tudo isso deve ser determinado e, com um bom plano de ação, essas metas podem ser alcançadas dentro do período de 1 ano. Mas não se esqueça de que elas devem ser metas reais, com possibilidade de sucesso.

  1. Divida o objetivo principal em pequenas tarefas mensais

Essa é uma dica fundamental. Dificilmente você conseguirá conquistar o seu objetivo principal logo nos primeiros meses de 2019. Isso, caso não seja bem organizado, pode lhe causar uma ansiedade. Porém, tenha em mente que isso é mais do que natural.

Pense como uma escada, onde, no topo, está a sua meta principal. Para alcança-la, é necessário que você suba vários degraus. Cada um desses degraus te ajuda a chegar mais perto do objetivo, certo? Na sua empresa é a mesma coisa! Defina o que é cada degrau e o que você deve fazer quando estiver em cada um deles.

Dividindo as tarefas em prazos menores, você alcançará o seu objetivo para o final do ano. Dentro do seu planejamento original, determine os seus passos. Você pode dividi-los mensalmente, quinzenalmente, por setor, por fechamento. O importante é que você se baseie nessas pequenas metas, que se unirão como o objetivo final de sua empreitada.

  1. Aproveite as boas ideias da concorrência

Dentro do marketing, existe uma ferramenta muito interessante, chamada de benchmarking. Em termos simples, sua função é analisar o trabalho da concorrência, captando suas boas práticas. Dessa forma, é possível adequar esses benefícios à sua própria empresa.

Baseado em sua meta para o próximo ano, usar a ferramenta de benchmarking pode ser uma boa opção. A partir daquilo que você planeja para o seu negócio, analise se os seus concorrentes já passaram por essa mesma jornada e se, principalmente, conseguiram alcançar bons resultados. Assim, você pode compreender como eles agiram e aplicar os moldes em sua empresa.

Você também pode evitar possíveis tropeços, se baseando na caminhada do concorrente. Use-os como exemplos benéficos, respeitando a atuação da concorrência e aproveitando suas boas ideias. O intuito, aqui, não é criticar ou colocar defeitos no trabalho de outras empresas, ao contrário. É enxergar como eles conseguiram alcançar os resultados que você planeja ter.

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