Não se envergonhe com Factoring!

Nesse artigo vamos trazer alguns motivos pelas quais as empresas se envergonham em utilizar o Factoring, e por que elas estão perdendo uma incrível oportunidade.

O Factoring é a empresa que realiza uma operação financeira utilizada, muitas vezes, para equilibrar o caixa da empresa. Porém, isso acaba gerando vergonha ou receio por parte dos empreendedores.

Nesse artigo vamos mostrar que utilizar dos serviços de uma Factoring podem trazer muitas vantagens para sua empresa. E por isso, sentir este constrangimento não faz sentido.

Por que as empresas sentem vergonha em trabalhar com factoring?

No mundo dos negócios existe um estigma com relação ao Factoring, pois os empreendedores acreditam que utilizar esse recurso pode colocar os problemas financeiros em evidência.

Mas na verdade, para quem utiliza, além de ter uma excelente gestão de recebimentos, tem um grande recurso estratégico para investir e crescer!

Essas empresas que aplicam os recursos de factoring, o utilizam para fazer adiantamento de recebíveis de vendas a prazo.

Ou seja, a operação se resume no recebimento à vista de vendas realizadas a prazo, consequentemente, aumentando o volume de dinheiro em caixa, podendo ser usado da forma que o empreendedor desejar.

Geralmente, isso acontece quando a empresa quer um gás extra ou precisa de um dinheiro rápido para um investimento. E, é justamente isso que pode causar vergonha nas empresas.

Não existe motivo para isso, até porque, o dinheiro que o factoring antecipa é o dinheiro do próprio empreendedor. Não é dinheiro emprestado de uma instituição financeira.

Agora iremos falar dos benefícios!

As vantagens de Factoring para a sua empresa

1. Você tem o controle!

O dinheiro em caixa proveniente da antecipação dos recebíveis é seu! E, assim, a forma como você irá gastá-lo é assunto somente seu. Os factorings em nenhum momento podem controlar o destino desse dinheiro.

2. Chega de dor de cabeça. Uma solução!

Apesar do estigma que existe com o factoring, essa é a melhor opção, quando comparado com empréstimos bancários.

Além das taxas do factoring serem mais brandas, a empresa não se endivida com os juros exorbitantes dos empréstimos. Pois, a empresa está recebendo o dinheiro que já é seu antecipadamente.

3. Agilidade para receber

O factoring é uma forma de você conseguir dinheiro rápido para a sua empresa. A transação ocorre em poucas horas. E assim, você não precisa esperar 30, 60 ou 90 dias para receber um dinheiro que já é seu.

4. Sem contratos!

No factoring não há a necessidade de contratos com valores máximos ou mínimos. A única obrigatoriedade é determinar a frequência com que você desejar antecipar os seus recebíveis. E, a partir daí, a empresa que realiza o factoring faz os depósitos na sua conta, conforme combinado.

5. Crescer cada vez mais!

O factoring é uma forma de sua empresa ter uma fonte de meios de financiamento, juntamente com o crescimento de vendas.

Assim, conforme as vendas da sua empresa aumentam, maior é volume de recebíveis que podem ser antecipados.

6. Simples, Fácil e Ágil

O processo de factoring é muito mais tranquilo que um empréstimo bancário, muito menos burocrático e o dinheiro está na conta da empresa de forma rápida.

Geralmente, todo o processo, entre a solicitação do factoring e o dinheiro depositado na conta, pode durar até três dias úteis. Como vemos, de fato, é a forma mais rápida de conseguir um dinheiro rápido.

7. Cobrança de ponta!

Quando você entrega suas faturas para uma empresa de factoring, você está terceirizando o serviço de cobrança da sua empresa. Além de transformar a cobrança das suas faturas em algo bem mais profissional, você poderá realocar a sua equipe para outros serviços.

8. Aproveitando oportunidades

Os fornecedores, geralmente, costumam oferecer bons descontos para compras realizadas à vista. Desse modo, com um bom dinheiro em caixa é possível aproveitar esses descontos, comprando grandes volumes de materiais a um preço mais barato.

9. Atualização de score de crédito

Empresas de factoring verificam continuamente a capacidade creditícia de seus clientes, o que pode ajudá-lo a tomar melhores decisões e proteger seu caixa contra perdas.

E o constrangimento acaba aqui!

Depois de ler a lista de vantagens sobre o factoring, você não precisa mais ter vergonha de utilizar esse recurso na sua empresa.

O factoring não mostrará que a sua empresa está passando por dificuldades ou fragilizada, e sim que você está sendo extremamente estratégico!

Mas, ainda esse recurso deve ser tratado com seriedade. Pois, realizar o factoring uma vez ou outra é aceitável, porém antecipar todos os seus recebíveis de uma vez, não é uma boa escolha.

Visto que todo o dinheiro que você receberia prazo, virá de uma vez. E, assim, a empresa fica sem margem de recebimento durante um bom tempo.

Por isso, se planeje antes de solicitar o factoring e acima de tudo utilize esse dinheiro conscientemente, para algum investimento realmente necessário.

Veja com outros olhos.

Como já mencionado anteriormente, o factoring trabalha a favor da empresa, auxiliando-a em um período mais difícil e ou em uma nova empreitada (como a expansão dos negócios).

Por isso, se sua empresa se planejar, organizar o destino do dinheiro em caixa, o factoring nunca será visto como ou se tornará um inimigo. Mas, sim, um aliado de investimentos que não seriam possíveis sem um valor considerável de dinheiro.

Esperamos que com esse artigo você tenha entendido que o factoring é uma ótima alternativa de conseguir um dinheiro (que já é seu) de forma rápida. Ainda, sem a cobrança dos juros dos empréstimos bancários.

Por isso, não tenha medo de investir no factoring para a sua empresa. Utilize sempre quando for necessário.

Ficou alguma dúvida? Gostaria de contribuir com a sua experiência com o factoring na sua empresa? Comente neste artigo.

E não se esqueça, compartilhe!

Deixe uma resposta