Empreendedor, nunca deixar de aprimorar!

O mercado brasileiro está mudando, e o empreendedor se atenta! Aos poucos, a economia do nosso país está voltando a respirar e, mesmo que o cenário ainda não esteja totalmente favorável, o empreendedor necessita acompanhar essa mudança.
Para isso é fundamental que o empreendedor continue se aprimorando. Precisamos ter em mente que a aprendizagem nunca acaba e que, quem se aprimora, sai na frente quando surge uma novidade imperdível.
Quando pensamos no aprimoramento, é interessante enxerga-lo não apenas como uma necessidade básica. Isso significa que, aprender, não se restringe apenas a estar mais capacitado de modo linear, como uma pessoa cujo conhecimento é bom o bastante para gerenciar um negócio.
Indo muito além disso, o aprimoramento conta para a experiência. Já sabemos, à essa altura, que a experiência é um quesito fundamental para o bom empreendedor e não estamos falando sobre idade, mas sim sobre vivência. Dessa forma, quando agregamos experiência em alguma área, automaticamente nos vemos mais capacitados para resolver situações que se apresentem.
Quando aliamos a experiência, o conhecimento prático e a teoria, o resultado é uma melhora significativa em nossa capacidade de empreender. Por isso, o empreendedor não pode se considerar pronto para qualquer situação. Pelo menos, não a ponto de abrir mão de novas oportunidades de aprimoramento.
No ano que se inicia, há várias projeções positivas sobre o mercado. Há uma mudança no cenário que tende a impactar de modo dinâmico a economia brasileira. Com uma possível estabilidade política se instalando, a tendência é que os mercados mundiais passem a encarar o Brasil como oportunidade de negócio, além de aquecer a economia interna e, consequentemente, aumentar a quantidade de empregos.
É uma projeção cíclica: com o aquecimento do mercado interno, mais empregos surgem e, por isso, mais dinheiro se injeta na economia. E, como personagem principal desse novo cenário, está o empreendedor, que é quem irá proporcionar a melhoria em questão.
Por isso, consideramos que o aprimoramento não serve apenas como uma capacitação pontual. É a partir dele que o empreendedor pode estar preparado para aproveitar a oportunidade que surgir em sua frente.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas importantes para você, que deseja aumentar sua participação no mercado brasileiro. Veja como você pode se aprimorar mais e estar preparado para usufruir das melhores chances que surgirem de agora em diante.
Acompanhe a leitura e coloque as dicas que daremos em prática a partir de hoje!

  1. Aprenda mais

A primeira etapa para o seu aprimoramento é, sem sombra de dúvidas, a sua capacitação. Para que você esteja sempre preparado para se adequar às novidades que surgirem, é importante que você esteja em constante formação, seja na sua área ou nas áreas que mais repercutem no momento.
Saber sobre “coisas” te permite ser um gestor mais eficiente, que saberá cobrar resultados e propor melhorias, de acordo com a sua própria capacidade pessoal. Por isso, invista em sua formação profissional. Atualmente é possível encontrar uma infinidade de cursos gratuitos, presenciais e online, que podem te ajudar a aumentar seu conhecimento de empresas e mercados.
Sendo assim, saia da posição de empreendedor situacional. Mesmo que você tenha iniciado o seu negócio a partir de uma oportunidade, se capacite para ser capaz de resolver as intempéries que podem vir a surgir.
Os principais cursos que todo empreendedor deveria fazer são:
  • Estratégias de negócios;
  • Liderança;
  • Marketing e vendas;
  • Finanças.
Essas são as principais áreas que você deve abranger. Mesmo que não consiga se dedicar profundamente a nenhum dos temas, é importante que você tenha conhecimento sobre todas essas, de modo a melhorar a operação de seu empreendimento.
  1. Valorize sua equipe

A sua equipe é muito importante. Por isso, alie o crescimento dela com o seu e sua empresa. Quando sua equipe está motivada, interessada e se aprimorando, automaticamente os resultados se tornarão visíveis, com os seus colaboradores se dedicando mais ao trabalho e ao rendimento do seu negócio.
Por isso, abra mão daquela postura impessoal e daquele modo de agir arcaico, de achar que o “dono não pode dar espaço ao funcionário”. Longe disso! Quanto mais sua equipe estiver integrada ao seu plano, ao seu modo de pensar e às suas pretensões de futuro, mais ela vai se sentir como parte fundamental do seu empreendimento, resultando em uma melhora não apenas do ambiente de trabalho, como também do rendimento em geral.
  1. Analise sua concorrência

Veja bem: seus concorrentes não são seus inimigos declarados. Por isso, não os encare como pedras em seu sapato, mas sim como obstáculos a serem transpostos. Sem contar que é possível aprender muito com a concorrência e aprimorar o seu próprio negócio a partir das boas práticas deles.
Quando você estiver estudando sobre marketing, pesquise um pouco sobre a ferramenta de benchmarketing. Ela ensina a como analisar as ações de seus concorrentes e aplicar suas boas ideias em sua empresa. Com isso, você pode melhorar as atividades do seu empreendimento, através da aplicação da análise da concorrência.
  1. Prepare-se para os imprevistos

Quando nos dedicamos à um negócio, naturalmente é esperado que imprevistos aconteçam. Por mais que você procure manter tudo na mais perfeita ordem, justamente para evitar acontecimentos inesperados, ainda assim eles podem vir a surgir. E é exatamente para esses momentos que você deve se preparar.
Primeiro, não se desespere. Não há problema que não tenha uma solução adequada. Analise a situação e veja o que pode ser feito a partir dos recursos que você tem disponível. Em segundo lugar, haja com firmeza. Esse é o ponto onde a sua equipe integrada fará diferença.
Quando uma dificuldade se apresentar, converse com os seus colaboradores e ouça as suas ideias. Por último, não enxergue esse momento apenas como algo negativo, e sim como uma oportunidade de aprendizagem. Depois que conseguimos ultrapassar os cenários ruins, o que sobra é a experiência e a capacidade de se aprimorar cada vez mais.

Deixe uma resposta