Mas afinal, o que é Antecipação de Recebíveis?

Você deve ouvir bastante sobre diferentes modalidades de crédito. Agora, mais especificamente, explicaremos tudo sobre a Antecipação de Recebíveis, modalidade em alta e que está facilitando o acesso a crédito para muitos Micro e Pequenos Empreendedores.

E o que é isso?

Antecipação de Recebíveis é uma linha de crédito ágil que consiste na transformação de vendas a prazo em dinheiro a vista.

Isso mesmo! Transforma o dinheiro futuro em dinheiro agora! E assim, o empreendedor conseguirá cobrir gastos inesperados ou até contar com um gás extra para empresa.

Você trabalha com um recurso que já é seu, de vendas e serviços realizados, sem pegar dinheiro emprestado de alguém e assumir uma dívida a mais!

Como funciona a antecipação?

Para muitas empresas, chega uma hora que os recursos financeiros ficam escassos, levando o empreendedor a recorrer a capital oferecido por bancos e outras instituições de fomento.

Seja em uma Fintech ou em um banco tradicional, a antecipação de recebíveis segue um processo comum, que pode ter mais ou menos burocracias, dependendo de qual seja sua escolha.

  1. De início, sua empresa realiza vendas a prazo, e esse tipo de venda envolve documentos e comprovantes, sendo eles comprovantes de vendas em cartão de crédito, cheques e duplicatas
  2. Com isso em mãos, você os envia para a instituição financeira;
  3. A mesma notificará seus clientes sobre a operação e o pagamento;
  4. Neste momento, a instituição antecipa o seu dinheiro, ficando responsável por receber esse título no futuro;
  5. Logo, quando seu cliente pagar o que deve, quem vai receber será a instituição.

Vale deixar claro que a Antecipação não é automática! Antes de ser aprovada, sua empresa e seus clientes serão avaliados a fim de localizar possíveis restrições ou inadimplências.

Qual a diferença de Empréstimo e Antecipação?

O empréstimo e a antecipação de recebíveis são algumas das alternativas de se conseguir dinheiro de forma rápida. Mas, cada um tem a sua especificidade:

  • Recebimento.  Enquanto empréstimo funciona com o recebimento de um dinheiro emprestado de uma instituição financeira, a antecipação faz com que a empresa receba agora um dinheiro que já é dela que iria receber no futuro.
  • Objetivo. Quem opta por empréstimo usa do dinheiro para quitar dívidas com juros maiores, expansão da empresa, etc. Já a Antecipação é uma solução para o empreendedor que busca uma forma ágil de melhorar o fluxo de caixa da empresa.
  • Juros. Diferente de todas as modalidades de acesso a crédito, a antecipação de recebíveis é, de longe, a de menor burocracia e menores taxas.
  • Garantia. Antecipando recebíveis, sua garantia será somente o bem a ser antecipado, ou seja, um recebido de cartão de crédito ou duplicata; enquanto para um empréstimo, um imóvel ou veículo facilitam na hora de negociar juros menores.
  • Pagamento. Ambos incluem taxas e juros, porém, o empréstimo requere o valor em tempo determinado, podendo ser pago parcelado ou de uma vez. Antecipando, você recebe o seu dinheiro com o deságio, comum neste tipo de serviço.

Quando solicitar?

Normalmente requisitada por empreendedores que necessitam de capital de giro para suas operações, além daqueles que precisam solucionar problemas com sazonalidade, vendas ou planejamento.

Quais as vantagens de antecipar recebíveis?

Utilize os créditos que a sua empresa já possui. É uma linha de crédito que utiliza de capital do próprio empreendedor, ou seja, ele não paga por recursos de terceiros.

Além de possuir menores taxas, por ser uma modalidade de baixo risco (o cliente já se comprometeu com o crédito).

A rapidez da antecipação otimiza recursos, diminui a probabilidade de endividamento do negócio e pode ajudar o empreendedor a obter vantagens na negociação com fornecedores por meio da antecipação de pagamentos.

Dê atenção aos detalhes.

É fundamental entender como funciona a antecipação de crédito para a tomada de decisão consciente do empreendedor.

Por mais que todas as vantagens apresentadas acima tornem esse processo fascinante, é preciso se atentar a certos pontos para que tudo corra como esperado.

  • Atenção à reorganização do fluxo do caixa. Ao fazer uma antecipação você precisa atualizar suas planilhas financeiras, garantindo que elas não estejam mostrando números de recebimento que não são reais;
  • Pagamento de taxa para o recebimento antecipado. Um exemplo: Se você tem a receber R$ 1.000 e a taxa da instituição financeira é de 7% você receberá apenas R$ 930;
  • Prejuízo no planejamento financeiro da empresa. Se você não souber utilizar a antecipação somente quando realmente precisar poderá prejudicar e muito o fluxo e planejamento financeiro da empresa;

Considerações Finais

Este artigo tinha como finalidade responder as possíveis dúvidas que você poderia ter acerca da modalidade, e assim, caso necessite de crédito, pense exatamente em qual situação sua empresa e escolha a modalidade mais confortável.

Deixe uma resposta