Quando devo expandir minha Empresa?

Todo empreendedor tem como objetivo expandir sua empresa, principalmente aqueles que estão conseguindo visualizar seus negócios decolando. Porém, quando em um ambiente de mercado, todo cuidado é pouco.

Entretanto, qualquer ação de expansão demanda um planejamento a fundo, e não somente a vontade de querer crescer! Para isso, o empreendedor deve estar preparado e ciente de vários pontos!

Neste post, mostraremos qual o melhor momento para crescer, e o melhor, com riscos reduzidos!

Conheça seu mercado!

É importante avaliar o mercado que sua empresa está inserido. Além do olhar sobre a necessidades dos clientes, é necessário realizar toda a prospecção de demanda, quando são os picos e o porquê dos mesmos, inclusive fazendo uma correlação com seus concorrentes.

Isso é essencial pelo fato de, qualquer passo em falso, como um investimento em expansão durante uma queda de procura por seus produtos ou serviços. O prejuízo seria grande!

Imprevistos, não espere por eles.

Qualquer ação tomada apresenta um risco. E um risco para empresas resultam em um custo. Para que nada prejudique seu capital de giro, programe uma quantia em caixa, para que mesmo em situações críticas e possíveis “sustos” sejam contornados com sucesso! Uma opção muito comum é a utilização de serviços como Antecipação de Recebíveis.

Qual a sua demanda?

Saber da demanda de seus clientes. É importante entender se a procura justifica a expansão, por exemplo, se a oferta da sua empresa acompanha a procura, ou se sobra estoque e se os prazos são cumpridos.

Se a necessidade é expandir, consequentemente o principal ponto é ver se as contas seriam pagas, ou seja, ofertando mais, a demanda acompanharia este crescimento?

Sua empresa está lucrando?

A vontade de crescer aumenta a cada vez que se tem registro de lucro no decorrer dos meses. Mesmo assim, tome cuidado! Faça a análise de forma histórica e acompanhe de perto. Por exemplo, a sazonalidade, que é o conjunto de fatores externos que influenciam na demanda, e a continuidade de ganhos, são pontos que merecem uma análise minuciosa. A partir disso você poderá mensurar a estabilidade, para assim, poder tomar alguma atitude.

Expansão demanda gente!

Expandindo sua empresa, mas funcionários deverão ser admitidos e maior será a produção. Sua empresa está preparada para investir tanto na produção mas como também no aumento de colaboradores? Basicamente, quando calcular uma expansão, inclua valores de contratação.

Já ouviu em ações escaláveis?

Pode ser que o seu negócio necessita expandir de uma forma menos custosa e mais segura, tendo potencial de crescimento sem necessidade de investimentos.

A solução seria otimizar! A abertura de filiais, franqueamento, fusão ou aquisição de outros negócios permitem um aumento de alcance tão forte como uma expansão física.

Após ler este artigo, você empreendedor poderá notar quais pontos são vitais que devem ser levados em conta para a prospecção de expansão da sua empresa. Podem surgir outras sugestões de expansão, como e-commerce, inovação de produtos e serviços, mas lembre sempre: conheça bem a sua empresa, para assim, poder tomar o próximo passo.

Deixe uma resposta