saúde financeira saúde financeira

Saiba como analisar o desempenho do seu negócio para uma boa saúde financeira

4 minutos para ler

A saúde financeira de um negócio deve ser a maior preocupação de seus gestores e, ao mesmo tempo, uma das responsabilidades que mais exigem atenção. Afinal, é preciso saber quais são os indicadores que apresentam dados reais sobre a situação da empresa.

O que queremos dizer é que, nem sempre, um alto índice de vendas pode representar que a companhia está lucrando. Isso porque o índice de endividamento pode estar alto a ponto de drenar boa parte da receita.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você conheça algumas das principais métricas para realizar uma boa análise de desempenho do seu negócio, a fim de garantir a saúde financeira. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é análise de desempenho?

É um conjunto de ações e medidas que têm como finalidade ajudar o empreendedor a mensurar a performance que sua empresa está entregando em determinadas áreas — principalmente no que se diz respeito às finanças — a partir de resultados ativos intangíveis.

A análise de desempenho também pode abranger a saúde financeira de uma companhia em seu mercado de atuação, isto é, em comparação com seus concorrentes de mesmo nicho.

Como mensurar o desempenho da empresa?

Agora que você entendeu o que é análise de desempenho e como ela está ligada à saúde financeira da empresa, mostraremos algumas métricas básicas para mensurar os resultados de seu negócio.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada para mostrar as diferenças entre toda a receita que entra e sai da empresa em um determinado período. Sem dúvida, é um dos indicadores mais importantes para medir como a saúde financeira do negócio está em curto prazo, mas também pode ser utilizado para projetar cenários futuros de médio e longo prazo.

Margem de lucro

A margem de lucro permite aos gestores conhecer suas despesas de modo mais preciso e eficiente. Afinal, se uma empresa está vendendo bastante, mas ainda assim tem dificuldades de apresentar lucro, significa que há algum problema de gestão, sendo mais provável que os gastos estejam acima do recomendado.

Powered by Rock Convert

Para uma boa saúde financeira, é preciso que uma parcela do faturamento — e da receita obtida com uma margem de lucro positiva — volte como investimentos para melhorias estruturais, novas ferramentas e sistemas ou, até mesmo, na ampliação da equipe de colaboradores.

Índice de endividamento

Se uma organização está com um índice de endividamento alto, significa que boa parte de seu faturamento está sendo destinada a pagar as obrigações financeiras. Isso demonstra com clareza que a saúde financeira do negócio não está bem.

Além disso, essa métrica apresenta o quanto a empresa utiliza de seus próprios recursos para realizar as atividades operacionais e o quanto é proveniente de financiamentos e empréstimos, caso essas essas opções sejam necessárias para complementar o capital de giro.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio ou, break event, como também é conhecido, é alcançado quando o total da receita de uma empresa, no balanço financeiro, é capaz de cobrir todos os custos fixos e variáveis. Ou seja, é o exato momento em que a organização percebe que, em um determinado período, não há ganho ou perda, lucro ou prejuízo.

A partir desse ponto, toda receita gerada se torna lucro, o que contribui com uma boa análise de desempenho para a saúde financeira.

Quais os impactos positivos de medir a saúde financeira do negócio?

Por fim, vale mencionar os benefícios de mensurar a saúde financeira da empresa. Entre eles, podemos citar:

  • melhora o processo de tomada de decisão;
  • evita a inadimplência;
  • torna o negócio mais competitivo;
  • aumenta a produtividade da empresa.

Como você pôde conferir, a saúde financeira de um negócio depende de uma boa gestão por parte do empreendedor. Para isso, existem métricas específicas para mensurar o desempenho e garantir a qualidade dos serviços oferecidos e dos procedimentos operacionais.

O assunto abordado no artigo foi útil para você? Então, não deixe de conferir também nosso post sobre como reduzir a inadimplência!

Posts relacionados

Um comentário em “Saiba como analisar o desempenho do seu negócio para uma boa saúde financeira

Deixe um comentário