Implementar uma gestão por competência é fundamental para melhorar o clima organizacional da empresa e garantir que cada colaborador desenvolva seu potencial máximo de atuação de acordo com suas habilidades e satisfação em realizar suas tarefas.
Para ter sucesso nessa tarefa, no entanto, é fundamental que o gestor conheça bem o perfil de seu quadro profissional e, com base nas informações obtidas, gerencie as atividades conforme as potencialidades e necessidades de cada departamento.
Neste artigo, vamos falar sobre o funcionamento de uma gestão por competência e seus benefícios para o crescimento de seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O que é gestão por competência?
Trata-se de uma forma de organização empresarial em que cada colaborador é direcionado para atividades com base em suas aptidões e habilidades. A definição de qual tarefa é mais adequada ao perfil do profissional é feita com base em levantamentos e análises de perfil sempre em busca do aperfeiçoamento constante das atividades.
A lógica é entender como cada colaborador pode desenvolver seu potencial com facilidade e satisfação em fazer parte do trabalho. Os resultados são apresentados tanto no fortalecimento da empresa quanto na melhoria do ambiente organizacional e qualidade do serviço prestado aos clientes.
Quais são os benefícios?
O departamento de recursos humanos que adota uma gestão pautada na competência de seus colaboradores pode se beneficiar de uma série de vantagens que vão desde uma administração mais organizada até o aumento na produtividade, uma vez que os colaboradores vão apresentar um maior engajamento. Entre os principais pontos positivos, estão:
- recrutamentos mais efetivos;
- diminuição de gastos;
- melhoria no clima organizacional;
- atração e retenção dos profissionais mais qualificados do mercado;
- motivação da equipe;
- análise dos pontos fortes e daqueles que precisam ser aprimorados — o que pode ser feito por meio de indicadores;
- melhores resultados.
Como implementar a gestão por competência em sua empresa?
Para implementar a gestão por competência, é preciso conhecer o funcionamento dos ciclos do negócio. Para isso, o primeiro passo é fazer um mapeamento de todas as competências necessárias para melhorar sua atuação. Nesta etapa, também é indispensável estudar as necessidades que cada cargo exige.
Uma vez identificadas as competências e o perfil dos colaboradores, é o momento de fazer uma análise a fim de identificar em quais pontos cada pessoa pode colaborar com a empresa de acordo com seu potencial de atuação.
O próximo passo é investir no desenvolvimento do colaborador para que ele atinja seu potencial máximo ou seja encaminhado para uma função que esteja mais alinhada a suas habilidades. Por fim é preciso fazer o acompanhamento constante do desempenho de cada colaborador para que ele se adapte à nova realidade e receba o auxílio e redirecionamento sempre que for necessário.
Agora que você já sabe a importância da gestão por competência para que seu empreendimento se destaque no mercado, pode elaborar uma boa estratégia e melhorar os resultados apresentados.
Gostou deste conteúdo? Quer aprender mais sobre gestão e finanças nas empresas? Então, assine nossa newsletter e receba outros artigos exclusivos diretamente em seu e-mail.