meios de pagamento

Meios de pagamento: confira um guia com as principais informações!

Em um mercado cada vez mais exigente, é inevitável oferecer diversos meios de pagamento para que seus clientes possam realizar as compras em seu estabelecimento, seja ele online, seja físico.

As pessoas estão exigindo cada vez mais opções para efetivar suas compras e se o empreendedor não investir nessas ferramentas, principalmente, na automação delas, é muito provável que ele seja engolido pelo mercado.

Neste artigo, além de mostrar os principais meios de pagamento, apresentaremos a sua importância e como automatizar esses processos. Acompanhe!

Qual a importância de conhecer os meios de pagamento?

Pense, por exemplo, em uma pessoa que não tem muito controle sobre suas finanças e tem preferência pelo pagamento à vista. Ela se planejou durante dias ou semanas, observou o preço em diversas lojas e, finalmente, decidiu comprar na sua. Parece ótimo, não é verdade?

Entretanto, sua empresa não oferece a possibilidade de pagamento em boleto, e o cliente não se sente confortável em levar o dinheiro até a sua empresa ou, ainda, imaginemos que seu negócio é online. O resultado disso é evidente: uma frustração total por parte de seu cliente que pode, inclusive, decidir comprar em outro local.

Essa situação demonstra a importância de, além de conhecer bem o seu público, também oferecer diversas opções de pagamento para que os seus consumidores possam ficar à vontade para escolher.

Além disso, vale a pena lembrar que existem dezenas de perfis de clientes, logo, é muito comum que eles prefiram formas distintas. Pessoas com mesmos desejos e anseios podem, por exemplo, demandar meios de pagamento diferentes — e é o seu papel oferecer o máximo possível.

Por que optar pela automatização de processos de pagamento?

Além de saber a importância de implementar diversos meios de pagamento em sua empresa, é essencial que você automatize todo esse processo. Confira alguns bons motivos para fazer isso.

Redução de custos

Inicialmente, ao automatizar os seus meios de pagamento, você reduz o custo com diversas plataformas para operacionalizar esses processos. Afinal, é possível ter todas as formas de receber de seus clientes em um único sistema, totalmente automatizado.

Padronização de atividades

Além disso, essa automatização padroniza as atividades de gestão desses recebimentos, facilitando a emissão de relatórios de acompanhamento e administração dos valores recebidos de seus clientes.

Agilidade na emissão de boletos

Por fim, a padronização dos métodos de pagamento facilita a emissão de boletos — no caso de o cliente optar por esse meio para pagar suas compras — evitando que um consumidor desista da aquisição no momento do checkout.

Quais os principais meios de pagamento?

Agora que você entendeu a importância de constituir diversos meios de pagamento e fazer isso de forma automatizada, mostraremos os principais métodos que você pode colocar à disposição dos seus clientes. Continue lendo!

Transferências bancárias

As transferências bancárias são velhas conhecidas dos empresários brasileiros, bem como dos consumidores. Sendo assim, muitas pessoas as utilizam e elas têm certo grau de eficiência.

Powered by Rock Convert

A desvantagem é que, em alguns casos, o valor transferido pode demorar para entrar na conta, como é o caso do DOC. Além disso, algumas pessoas têm certo receio em transferir o dinheiro diretamente para a conta da empresa com a qual está iniciando uma relação de consumo.

Cartão de crédito

O cartão de crédito, sem dúvidas, é um dos melhores e mais simples meios de pagamento que existem na atualidade. Ele promove rapidez e segurança em compras, garantindo a confirmação instantânea da compra, tanto para o consumidor quanto para o empreendimento.

A aprovação ou rejeição desse meio de pagamento é feita em alguns segundos, possibilitando ao consumidor que tenha sua compra rejeitada buscar outros meios de pagar por ela. Isso torna ainda mais importante ter diversos meios de pagamento disponíveis e automatizados.

A desvantagem do uso do cartão está mais relacionada com o cliente, tendo em vista que precisa ter limite de crédito pré-aprovado.

Boletos

Os boletos são alternativas excepcionais para quem deseja contar com um meio de pagamento simples, prático, com quase nenhuma burocracia e extremamente seguro. Isso porque a entrega do produto para o seu cliente é feita apenas após a aprovação do pagamento por parte da instituição que intermediou a geração do boleto.

Ele é ideal para pagamentos à vista, entretanto, tem a desvantagem de demorar alguns dias para que o valor pago seja debitado na conta do emissor.

Intermediários

Intermediários, basicamente, são empresas que fornecem o suporte e serviços de modo diferenciado para que os processos de pagamento sejam efetuados. Eles atuam como facilitadores nas transações, promovendo mais segurança para os dois lados.

Gateways de pagamentos

A adoção do Gateway como meio de pagamento é fundamental nos dias de hoje. Isso porque ele é um método que proporciona segurança, confiabilidade e confidenciabilidade na hora do checkout.

Geralmente, essa ferramenta é muito utilizada por quem faz a intermediação entre uma loja virtual e a instituição financeira que conta com esse tipo de tecnologia. A vantagem dos Gateways de pagamento é o fato de poder oferecer diversos métodos dentro de apenas um.

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

A TEF é um método de pagamento extremamente rápido. Ela oferece a possibilidade de transferir eletronicamente determinado valor de forma segura e mais prática que os boletos bancários.

Além dessas ferramentas, você também precisa contar com soluções que sejam capazes de unir todas essas formas de pagamento. A Size, por exemplo, fornece todo o suporte necessário para a implementação de maquininha de cartão de crédito, conta corrente empresarial digital e cartão de crédito pré-pago para realizar compras em sites, sem que seja necessário limite de crédito aprovado previamente.

Por fim, podemos concluir que oferecer diversos meios de pagamento para seus clientes será um grande diferencial competitivo. Nesse caso, dificilmente você perderá uma venda pelo simples fato de o cliente não conseguir pagar pelos produtos ou serviços. Porém, para garantir esse benefício, é crucial que você possa contar com uma solução completa.

Portanto, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Assim, entenderemos melhor a sua necessidade e demonstraremos a melhor solução para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *