6 dicas para atender corretamente o perfil do novo consumidor

Que o consumidor já não se comporta mais como antes, é fato. As estratégias que funcionavam há alguns anos hoje já não chamam mais a atenção do público. Mas, afinal, o que mudou? Qual é o perfil do novo consumidor e o que ele está buscando na sua empresa?

Você pode esquecer a ideia de que o seu público será composto por pessoas desinformadas, que podem ser facilmente influenciadas ou que não ligam para o tipo de atendimento que você oferece. O novo consumidor já está a par de tudo o que ele precisa saber sobre os seus produtos e serviços — o que ele procura, na verdade, é a melhor experiência de compra.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem com a gente!

Qual é o perfil do novo consumidor?

Muito se fala em transformação digital, afinal, com a informatização dos processos e a digitalização das empresas, a forma como o público se relaciona com elas também mudou. É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha feito uma compra online ou mesmo visitado a página de um negócio em uma rede social.

As pessoas estão mais conectadas e antenadas acerda das informações sobre produtos e serviços do seu interesse. Então, qual é o perfil do novo consumidor?

Mais informado

O seu cliente está muito mais informado, não só sobre o seu negócio como também sobre os seus concorrentes. E, nessa corrida, quem não produz conteúdo de valor fica para trás. Isso significa que quanto mais insights e conhecimento você proporcionar para o seu cliente sobre os seus produtos e serviços, seja no blog da empresa ou nas redes sociais, mais facilmente você construirá a sua credibilidade no mercado.

Totalmente conectado

Se você não está na tela do smartphone do seu consumidor, você pode estar perdendo ótimas oportunidades de negócio. As novas gerações são verdadeiras nativas digitais e buscam todo tipo de informação online, desde preços de produtos até informações técnicas.

Em termos gerais, o novo consumidor é totalmente mobile, por isso os aplicativos empresariais vêm ganhando cada vez mais força.

Busca personalização

Padrões são ótimos para organizar a empresa, mas péssimos para atrair e conquistar o novo perfil de consumidor. Eles querem uma experiência única, uma entrega customizada e um atendimento personalizado. Apesar de fazer muitas interações virtuais, os seus clientes estão buscando uma relação humanizada com a sua empresa.

Qual é o impacto desse novo perfil para os negócios?

O principal impacto gerado é a demanda por uma empresa mais digital. Apesar de parecer simples, isso é o que permitirá que o seu negócio esteja presente no dia a dia do consumidor, que seja lembrado. Além disso, também é um primeiro passo importante para oferecer soluções mais cômodas e atrativas.

No entanto, isso só faz sentido quando o negócio se dedica a:

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  • acompanhar atentamente o que influencia seu público (sustentabilidade, responsabilidade social etc.);
  • conhecer os veículos e o tipo de comunicação mais eficiente para conversar com o consumidor;
  • realizar frequentemente pesquisas de mercado para acompanhar tendências e inovações na sua área.

Como mudar a sua estratégia de atendimento?

Como o perfil do novo consumidor mudou, você também precisa atualizar a sua estratégia de atendimento se quiser cativar esse público.

1. Aposte em novas tecnologias

Tão importante quanto investir em tecnologia é entender o que realmente gera valor para o seu público. Portanto, não adianta apostar em realidade aumentada, por exemplo, se o seu negócio ainda oferece um atendimento lento ou tem processos burocráticos. Comece pelo básico.

2. Ofereça informações úteis

As redes sociais são uma fonte constante de criação de informações. Por isso, esqueça as vendas por um momento e comece a gerar informações úteis para o seu público. Ofereça dicas, ensine a otimizar o uso do seu produto e eduque o consumidor a fazer escolhas melhores. Isso gera autoridade para a sua marca.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são um ótimo canal para estar presente no dia a dia do consumidor e interagir diretamente com ele. Além disso, a ausência do seu negócio nesses canais pode acabar prejudicando a sua imagem. Portanto, crie um cronograma com postagens relevantes e regulares.

4. Avalie as ações dos consumidores

Existe um termômetro bastante eficiente para descobrir o desempenho das suas estratégias: as ações dos consumidores. Fique ligado nelas. Como seu público está reagindo ao que você posta? O que eles falam sobre o atendimento presencial na sua empresa? Busque essas informações constantemente.

5. Invista no relacionamento

O perfil do novo consumidor inclui o relacionamento como um dos principais motivos para escolher uma marca. Por isso, esqueça aquele atendimento engessado e aposte em abordagens mais informais. Foque nos laços emocionais em vez de pura e simplesmente na venda.

6. Inove de maneira constante

A inovação deve ser parte da cultura do seu negócio. Por isso, exercite constantemente a sua criatividade e procure maneiras diferentes (e mais eficientes) de utilizar aquilo que está à sua disposição. Também é importante que essas mudanças estejam alinhadas com a estratégia do seu negócio, do contrário, em vez de atrair mais clientes, ela pode acabar afastando o seu público.

Quais são as consequências de não se adaptar ao novo perfil?

Não se adaptar às exigências do perfil do novo consumidor resulta em algo bastante óbvio — perda da capacidade competitiva. A realidade é que, se o seu negócio não estiver disposto a se comprometer com um bom atendimento, com o fortalecimento da marca e com uma entrega única para o cliente, perderá espaço para a concorrência.

Os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa podem, mais cedo ou mais tarde, acabar sendo reproduzidos pela concorrência. Os seus preços podem ser facilmente superados. No entanto, os seus valores, o relacionamento com o seu público e o sentimento que a sua marca desperta dificilmente poderão ser copiados.

Existe uma transição de mentalidade acontecendo entre os consumidores. As pessoas estão cada vez mais atrás de experiências e menos atrás de coisas por si só. Além disso, elas buscam a combinação da segurança e do relacionamento offline com a agilidade e rapidez online. Se você for capaz de oferecer isso, você estará alguns passos à frente dos seus concorrentes.

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