como reduzir os gastos

Como reduzir os gastos da minha empresa?

Dominar alguns assuntos, como marketing, negociações de dívidas e formas de sair do saldo negativo, é algo realmente importante. No entanto, também é preciso entender como é possível reduzir os gastos da empresa, que é uma das estratégias essenciais para quem deseja alavancar a lucratividade do negócio de forma exponencial.

Se pensarmos bem, de nada adianta melhorarmos o saldo do caixa, se os custos aumentam paralelamente — ou até mais rápido. O fluxo do caixa não deve estar apenas equilibrado, mas com um saldo positivo atrativo, evitando que a empresa fique no negativo em momentos de crise e garantindo que ela continue ganhando dinheiro.

Por isso, é muito importante conhecer algumas das táticas mais usuais para diminuir os gastos em uma empresa e entender como aplicá-las no seu dia a dia. Está preparado? Então, aproveite a leitura!

Você sabe a diferença entre despesas e custos?

Muita gente pode achar que se trata da mesma coisa, mas não é. A diferença entre os dois termos é que as despesas correspondem àqueles gastos necessários para o funcionamento da empresa. São os desembolsos realizados para que o negócio continue existindo, independentemente da sua produção ou das vendas. Isso inclui:

  • aluguel;
  • marketing;
  • funcionários administrativos, entre outros.

Já os custos são referentes ao que é gasto com o seu produto final. É aquilo que você tem como matéria-prima, mão-de-obra, comissões e assim por diante. Basicamente, os custos são tudo aquilo que está relacionado com o seu produto, ou seja, se as suas vendas aumentarem, seu custo aumenta.

Como reduzir gastos?

Agora que você entendeu a diferença entre custos e despesas, fica mais fácil tomar consciência do que você poderá ou não deixar de investir para que o percentual de gastos diminua. Nesse momento, fica mais fácil de entender o que impacta direta ou indiretamente as atividades da empresa.

Depois de ler este material, indicamos que você estude e calcule com cuidado cada gasto apresentado e como ele atua em seu negócio. Veja se é viável deixar de investir em todos ou somente em alguns. O importante é que você esteja ciente de suas prioridades e de como você gostaria que sua empresa aumentasse, exponencialmente, a sua renda.

Preste atenção nos gastos de internet e telefone

Todo empreendedor deve saber que telefones e internet são ferramentas essenciais para o total funcionamento de uma empresa. Poucos negócios conseguem viver ou movimentar informações sem esses meios de comunicação, que são relevantes não somente para as vendas, mas para assistências em geral, intercomunicação entre empresas, setores e clientes.

Mas, então, como poderíamos reduzir os gastos destinados a essa ferramenta tão importante? Em primeiro lugar, você deve avaliar a necessidade de sua empresa. Para que é utilizado o telefone ou a internet? As ligações são locais ou interurbanas?

Fazer essas perguntas ajudará você a contratar serviços mais especializados, com aqueles pacotes de vantagens que realmente são úteis para o negócio. Assim, você evita contratar as opções mais completas (e mais caras), que incluem serviços que sequer são utilizados.

Uma boa dica é que você tente tornar a sua comunicação mais conectada e rápida. Para isso, você pode contar com diversos recursos já disponíveis para empresas, como Skype, Whatsapp ou Messenger, seja para a comunicação com fornecedores, seja com clientes.

Fique de olho no consumo de energia e água

Não somente em ambientes comerciais, como também, em residenciais, sabemos que as contas de energia e água representam um significativo custo mensal no dia a dia. Para diminuir esses gastos, é preciso adotar algumas medidas que farão bem para o caixa de empresa e para o meio ambiente.

Uma boa medida é substituir todas as lâmpadas do prédio. Caso elas sejam incandescentes, opte por uma alternativa mais sustentável e econômica, como LED ou fluorescentes.

Gastos de energia também podem ser diminuídos com o desligamento de aparelhos não utilizados. Por isso, estimule as pessoas a tomar esse cuidado, além de evitar o modo stand-by.

Reorganize o seu estoque

Concordamos que ter um estoque pronto para quaisquer problemas é sempre uma boa escolha. Porém, em alguns casos, o acúmulo de produtos parados pode representar um alto custo e, talvez, até prejuízo por depreciação ou condições semelhantes. Isso não trará nenhum lucro a sua empresa, pelo contrário.

O aconselhável é que você atue com um estoque menor, o que vai aumentar seu giro e possibilitar trabalhar com produtos atualizados. Isso, fará com que você fique mais antenado às necessidades de seus clientes. Quanto mais o estoque gira, mais fácil fica de você perceber o que tem mais saída e quais são as preferências do seu público.

Para isso, é preciso organizar um bom sistema de reposição, para evitar que faltem mercadorias. Conforme a venda for correspondente ao mercado, mal será necessário estoque para armazenar e mais dinheiro entrará no caixa da empresa.

Utilize conscientemente os papeis e impressões

De fato, o uso de papel e impressões nas empresas está cada vez menor. Porém, mesmo com o avanço da tecnologia e da adoção dos drives na nuvem como meios de salvar documentos, é necessário utilizar uma boa quantidade de folhas.

Nesse caso, a dica é trabalhar a conscientização dos funcionários para que eles aproveitem esse recurso de forma comedida. Oriente os profissionais a usar os dois lados das folhas para impressão, além de guardar aquelas utilizadas (caso sobrar um lado livre) como rascunho.

Além disso, dê acesso a recursos tecnológicos, estimulando o uso de e-mail para comunicação e envio de documentos, orçamentos e propostas, assim como o serviço de arquivamento em nuvem.

Dessa forma, as impressões ficarão limitadas àqueles documentos que realmente precisam ganhar uma versão física. Isso fará toda a diferença no caixa da empresa.

Procure novos fornecedores

A relação que você tem com os seus fornecedores também pode impactar negativamente os custos da empresa. Algumas relações acabam se estendendo em razão da comodidade que é lidar com um parceiro que já conhece a sua empresa.

No entanto, nem sempre ele oferece o melhor preço do mercado ou os produtos de maior qualidade. Por isso, é importante revisitar periodicamente a sua lista de fornecedores e entrar em contato com os concorrentes deles.

Dessa forma, você consegue estabelecer novas negociações e ter a certeza de que está aproveitando o melhor custo-benefício. Outra dica relevante é que você não mantenha parcerias com fornecedores que não respeitam os prazos e deixam o seu negócio na mão.

Esse é o pior tipo de relação para a empresa. As consequências desse comportamento podem ser graves para a sua lucratividade, já que com produtos em falta, além do faturamento cair, você corre o risco de perder clientes de forma permanente.

Automatize processos

Das tarefas que são executadas na sua empresa, quantas são extremamente repetitivas e poderiam ser feitas por um programa de computador? Pode não parecer, mas existe muito trabalho sendo feito manualmente de forma desnecessária, e essa ineficiência pode custar realmente caro.

Quanto mais fluídas forem as atividades diárias, mais a sua equipe ganha em eficiência e produtividade. Muitas vezes, para isso seja possível, é necessário investir na automatização de processos. Em alguns casos, isso pode significar até mesmo a redução da necessidade de pessoal, o que certamente diminuirá os custos com folha de pagamento.

Em geral, os setores mais fáceis de serem automatizados são o financeiro (contas a pagar e a receber) e o RH. Além de tratar os dados da empresa, esses sistemas também geram relatórios importantes e personalizáveis, que servem como apoio à tomada de decisão. Com isso, além de reduzir custos, você ainda ganha agilidade e torna a gestão mais estratégica.

Invista na sua equipe

Parece contraditório falar em redução de custos aconselhando a investir, não é? Mas a verdade é que essa medida pode beneficiar muito o negócio em longo prazo.

Se você seguir a dica anterior e automatizar boa parte dos processos, poderá trabalhar com uma equipe reduzida. Isso significa mais dinheiro para aplicar no desenvolvimento dos seus funcionários.

Quando você treina sua equipe, além de mais bem preparada para o trabalho, ela também fica mais motivada. Essa é uma maneira de demonstrar o quanto você valoriza essas pessoas.

Dessa forma, mais satisfeitas, elas trabalham melhor e os clientes percebem isso na qualidade no atendimento, na resolução de problemas, na assistência e assim por diante. Ter uma equipe bem treinada pode se tornar um diferencial para a sua empresa.

Como você viu ao longo deste conteúdo, existem diversas maneiras de reduzir os custos na empresa. No entanto, o primeiro passo para isso é a conscientização: primeiro, de que é preciso estar atento aos detalhes. Segundo, que alguns investimentos também são uma forma de diminuir os gastos.

Seguindo esses passos simples, você conseguirá experimentar uma melhora significativa nas contas da empresa em pouco tempo. Portanto, agora é hora de arregaçar as mangas e começar a colocar em prática tudo o que você aprendeu.

Mas, antes de tudo, que tal ajudar outras pessoas a descobrirem como reduzir gastos nos seus negócios? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

42 pensou em “Como reduzir os gastos da minha empresa?

  1. This video is presenting does vital flow work but also
    try to cover the following subject:https://www.facebook.com/pages/category/Health—Wellness-Website/Vital-flow-reviews-102135748499657/

    -vital flow for prostate

    -vitalflow prostate really works

    -vitalflow prostate support reviews

    One thing I noticed when I was researching info on does vital flow work
    was the absence of appropriate details.

    Does vital flow work nevertheless is an subject that
    I know something about. This video therefore should be relevant and of interest to you.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Follow our video clips about does vital flow work as well as
    other comparable topics on

    Wow that was unusual. I just wrote an really long
    comment but after I clicked submit my comment didn’t show
    up. Grrrr… well I’m not writing all that over again.
    Anyways, just wanted to say wonderful blog!

  2. Yesterday, while I was at work, my sister stole my iPad and tested
    to see if it can survive a forty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now broken and she has 83 views.

    I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!

  3. I like the helpful info you provide in your articles.
    I’ll bookmark your weblog and check again here regularly.
    I’m quite sure I will learn a lot of new stuff right here!
    Best of luck for the next!

  4. This is the perfect site for everyone who hopes to
    understand this topic. You know a whole lot its almost tough to argue
    with you (not that I actually would want to…HaHa).
    You definitely put a new spin on a subject that’s been written about for ages.
    Great stuff, just great!

  5. I am really impressed with your writing skills as well as with the
    layout on your blog. Is this a paid theme or did you
    customize it yourself? Anyway keep up the excellent
    quality writing, it is rare to see a nice blog like this one nowadays.

  6. Fantastic site you have here but I was wanting to know if you
    knew of any forums that cover the same topics talked about in this article?

    I’d really like to be a part of online community where I can get responses from other
    knowledgeable people that share the same interest. If you have any suggestions, please let
    me know. Thank you!

    Review my blog best cbd oil for sleep

  7. Great blog here! Also your web site loads up
    very fast! What web host are you using? Can I get your affiliate link
    to your host? I wish my website loaded up as fast as yours lol

  8. Hi, I do believe this is an excellent web site. I stumbledupon it 😉
    I may come back yet again since I saved as a favorite it.
    Money and freedom is the best way to change, may you be rich
    and continue to help other people.

  9. Hello, i believe i noticed you visited my weblog so i got here to return the prefer?.I’m trying to in discovering things to improve my website!I assume its sufficient to use a few of your ideas!!

    Here is my web site … FannyJGundry

  10. You made some good points there. I looked on the net for additional information about the issue and found most people will go along with your views on this site.| Jacinda Ross Risa

  11. I think this is one of the best blog for me because this is really helpful for me. Thanks for sharing this valuable information for free. Pamella Krispin Theron

  12. Nice post. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon everyday. It will always be useful to read articles from other writers and practice a little something from their web sites. Ceil Cort Marcos

  13. Thanks for your valuable post. As time passes, I have been able to understand that the actual symptoms of mesothelioma cancer are caused by the actual build up associated fluid relating to the lining of your lung and the chest cavity. The infection may start while in the chest area and propagate to other parts of the body. Other symptoms of pleural mesothelioma cancer include fat reduction, severe deep breathing trouble, vomiting, difficulty swallowing, and bloating of the neck and face areas. It must be noted that some people having the disease will not experience almost any serious symptoms at all. Carolyne Michale Jillana

  14. That is a great tip particularly to those fresh to the blogosphere. Brief but very accurate information Thank you for sharing this one. A must read post! Francyne Patrick Stig

  15. Greetings, I believe your website could possibly be having browser compatibility problems.
    When I take a look at your site in Safari, it looks fine however, when opening in IE,
    it’s got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up!
    Besides that, wonderful blog!

  16. I’ve learned a few important things via your post. I might also like to state that there can be situation in which you will obtain a loan and don’t need a co-signer such as a U.S. Student Aid Loan. However, if you are getting financing through a classic bank or investment company then you need to be willing to have a co-signer ready to assist you. The lenders will probably base their own decision on a few factors but the most important will be your credit ratings. There are some financial institutions that will likewise look at your work history and come to a decision based on this but in many instances it will be based on on your rating. Leonida Morissette

  17. My relatives every time say that I am killing my time here at net, except I
    know I am getting familiarity everyday by reading thes pleasant content.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *